Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 12 de Abril de 2022.

Assistente social: o que você precisa saber sobre o piso salarial
CFESS lança websérie de quatro episódios sobre os desafios e limites dessa luta

 


A reivindicação por um piso salarial para a categoria de assistentes sociais é histórica. Afinal, representa não só a possibilidade de ter um salário digno para melhoria das condições de vida da classe trabalhadora, mas também significa, em tese, que nenhuma instituição empregadora poderia pagar um salário menor que o estabelecido em lei.

 

Entretanto, esta é uma luta complexa, que envolve um conjunto de fatores e diversos sujeitos. Por isso, o  CFESS lança neste dia 12/4 a websérie de vídeos “O que você precisa saber sobre o piso salarial de assistentes sociais”.

 

Dividida em quatro episódios, a série de vídeos - narrados e ilustrados - tem o intuito de responder, de forma didática e direta, às principais dúvidas e demandas que chegam ao Conjunto CFESS-CRESS sobre o tema, apontando as possibilidades, os desafios e os limites dessa luta. Os episódios serão semanais e o primeiro já pode ser assistido (disponível no início da matéria).

 

Assista ao segundo episódio

 

A ideia é reforçar que esta é uma reivindicação não só de assistentes sociais, e que a caminhada para sua conquista é impactada diretamente pela conjuntura do país, marcada pela retirada de direitos e ataque às políticas sociais. Além disso, a websérie ressalta que essa luta não é responsabilidade de uma ou outra entidade, e sim de vários sujeitos - seja a própria categoria, as entidades representativas, as entidades associativas e sindicais - e que por isso requer muita mobilização.

 

A Websérie também vai trazer informações de projetos de lei com esse teor que tramitam no Congresso Nacional, tendo em vista que a via legislativa pode ser um caminho para se conquistar esse direito. O Conjunto CFESS-CRESS defende o exercício do Serviço Social com qualidade para toda a população usuária. Por isso, a defesa das condições éticas e técnicas da categoria é uma bandeira de luta das entidades. Ao valorizar o trabalho de assistentes sociais, valoriza-se também a profissão.

 

Mas é preciso entender os limites dessa atuação. É o que explica a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do CFESS (Cofi), Lylia Rojas. “Por vezes, a categoria vislumbra e reivindica uma atuação sindical que ultrapassa as possibilidades de intervenção institucional de um conselho profissional. O CFESS tem se colocado como um conselho profissional que articula suas funções precípuas de orientar e fiscalizar o trabalho profissional, a luta e defesa de direitos trabalhistas como uma pauta vinculada à qualidade dos serviços”, explica. 
 

Ela reforça. “Por essa razão, o Conjunto CFESS-CRESS tem se somado a lutas políticas e sociais e denunciado o contexto de regressão de direitos e os impactos no trabalho de assistentes sociais. A websérie surge, portanto, como mais uma ação no sentido de dialogar com a categoria sobre a temática, trazendo informações sérias que dão subsídios à categoria”.
 

Confira o calendário da websérie “O que você precisa saber sobre o piso salarial de assistentes sociais”:
 

12/4 - Episódio 1 (disponível)

18/4 - Episódio 2 (disponível)

25/4 - Episódio 3 (disponível)

* 1º/5 - Episódio 4

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Texto: Juliana Dourado - estagiária sob supervisão
Assessoria de Comunicação
[email protected]