Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 24 de Março de 2022.

Conselho Federal se soma ao movimento Despejo Zero antes do Conselho Pleno
Reunião da gestão ocorreu de forma híbrida na última semana

Imagem mostra uma mesa central, com representantes da gestão do CFESS ao redor. No canto superior esquerdo, um telão mostra outros membros da diretoria em participação online. Parte da gestão esteve presencialmente na sede do CFESS e outra parte por meio remoto. (Foto: Diogo Adjuto/CFESS)

A reunião da gestão do CFESS realizada entre 17 e 20 de março foi diferente desta vez. O encontro ocorreu de forma híbrida, com participação presencial de parte da diretoria na sede do CFESS, em Brasília (DF), pela primeira vez na pandemia. Mas antes disso, as/os conselheiras/os foram até a Esplanada dos Ministérios, para se juntar à luta do movimento pelo Despejo Zero, realizada nacionalmente no dia 17 de março, e também para protocolar, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prorrogação dos efeitos da liminar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828. 
 
A ação, que estendia seus efeitos até 31 de março de 2022, traz a previsão de que não haja despejo e que, se houver, seja obrigatória a garantia do atendimento habitacional e proteção social às famílias atingidas. O Conselho Federal “defende a extensão do prazo da ADPF 828 e continuará defendendo que o enfrentamento dessas múltiplas crises deva ser com políticas públicas integradas e garantia de direitos, e não com a força repressiva, violando direitos dos/as mais vulneráveis”, conforme trecho da nota divulgada no dia 9 de março (disponível neste link).  

Imagem mostra parte da gestão do CFESS em pé na Esplanada dos Ministérios, segurando a bandeira do Conselho. Embaixo, de joelhos, uma conselheira e seu filho bebê.

Representantes da gestão do CFESS foram ao Ato na Esplanada, em Brasília/DF (foto: Rafaela Fernandes)
 

Retorno presencial 
 
Os dias seguintes prosseguiram com o Conselho Pleno do CFESS, que deu início ao retorno gradual da entidade às atividades presenciais em Brasília. Um dos pontos de pauta foi a Campanha de Gestão CFESS-CRESS - Nós, mulheres, assistentes sociais de luta! - e as comemorações do Dia da/o Assistente Social 2022. Em breve, estará disponível a arte comemorativa para divulgação da categoria. 

 

Outro assunto debatido referiu-se aos próximos eventos programados pelo Conjunto CFESS-CRESS, como o Seminário Nacional de Comunicação, o Seminário Latino-Americano, o Seminário Nacional Serviço Social e Seguridade Social e também o Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social. Além disso, houve um debate sobre as futuras ações do grupo de trabalho Anticapacitista e a Resolução do CFESS sobre prevenção e combate contra discriminação de pessoas com deficiência. 

 

Imagem mostra representante do CFESS, juntamente com representantes de movimentos sociais e assessores de ministros do STF, recebendo o pedido de prorrogação da ADPF no tribunal.Momento em que o CFESS, juntamente com movimentos sociais, entregam o pedido de prorrogação. (Foto: Divulgação/DespejoZero)
 
Uma questão a destacar diz respeito ao planejamento de publicações que serão lançadas pela gestão até 2023, como o próximo caderno da série “Assistente social no combate ao preconceito”, cujo tema será a saúde mental, além dos e-books que serão lançados com pareceres jurídicos da Comissão de Ética e Direitos Humanos e também da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi) do CFESS.  

 

As/O conselheiras/o presentes na sede do CFESS avaliaram que o momento de reencontro da gestão na entidade foi fundamental para selar a retomada segura das atividades presenciais do Conselho Federal, bem como o retorno de trabalhadores e trabalhadoras. Para este processo, o CFESS publicará uma resolução, com os protocolos de segurança para a retomada do trabalho presencial do Conjunto CFESS-CRESS, a partir de 4 de abril.


Aqui você vê a pauta completa do Conselho Pleno

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br