Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 01 de Outubro de 2021.

Vem aí o Seminário Nacional Serviço Social em Defesa das Infâncias, Adolescências e Juventudes
Evento virtual ocorrerá entre os dias 3 e 6 de novembro de 2021

Imagem com fundo branco traz ilustração de crianças, jovens e adolescentes diferentes e também com deficiências, sobre duas pegadas de mãos na cor verde e o título do seminário. Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

É pra assistente social, pra estudante de Serviço Social e também pra profissionais de outras áreas: assim será o Seminário Nacional Serviço Social em Defesa das Infâncias, Adolescências e Juventudes, programado para o período de 3 a 6 de novembro de 2021. O evento, cujas inscrições serão abertas em breve pela internet e gratuitas, ocorrerá totalmente por meio virtual, em decorrência da pandemia de Covid-19 e será organizado pelo CFESS e pelo CRESS-PR.  

 

É a primeira vez que o Conjunto CFESS-CRESS dedicará um seminário exclusivo sobre o tema, inciativa que foi fruto de debate e de consenso na Plenária Nacional CFESS-CRESS ocorrida em 2020, com participação de todos os estados. Dividido em mesas principais (que serão transmitidas pelos canais do CFESS no YouTube e no Facebook de forma aberta) e plenárias simultâneas (apenas para pessoas inscritas no evento), o seminário nacional debaterá questões como a luta antirracista e o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes; análises sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a proteção integral; direitos sexuais e reprodutivos; escuta especializada e depoimento especial, luta LGBTQIA+; trabalho infantil e muitas outras pautas que permeiam a conjuntura de retrocessos e a vida de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.  

 

A conselheira do CFESS Kelly Melatti, coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos, ressalta a importância do evento na conjuntura atual. “A pandemia trouxe graves consequências para crianças e adolescentes, em especial as pretas e pobres, diante da desigualdade do país no acesso a políticas sociais, no acesso e permanência nas escolas, no acesso à tecnologia e também no enfrentamento da violência física e sexual. Por isso, debater sobre essas questões, transversais ao trabalho de assistentes sociais em vários espaços sócio-ocupacionais, é de fundamental importância”, explica Melatti.  

 

O evento irá oferecer 1.200 vagas, dentre as quais 900 para assistentes sociais, 180 para estudantes de Serviço Social e 120 para profissionais de outras áreas. O início das inscrições e as informações sobre o seminário serão divulgadas aqui no site do CFESS e nas redes sociais! Fique atento/a! 

 

A abertura do seminário ocorrerá no dia 3 de novembro, no período noturno. Em seguida, haverá atividades no dia 4 à tarde e, durante todo o dia, em 5 e 6 de novembro. É importante destacar que as atividades contarão com intérpretes de libras e os/as participantes inscritos/as no evento receberão certificado ao final. 

 

Para a presidente do CRESS-PR, Andrea Braga, o Serviço Social brasileiro tem uma luta histórica pela ampliação e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, cujas batalhas são tecidas com diversos coletivos, movimentos sociais e populares. “É uma grande satisfação, em conjunto com o CFESS, o CRESS-PR participar da organização do Seminário. Essa construção coletiva buscou estabelecer como centralidade o debate sobre processos, experiências, resistências e lutas populares promovidas pela infância, adolescência e a juventude, entendendo esses como filhos da classe trabalhadora”, completa a conselheira. 

 

Participe
 

Seminário Nacional Serviço Social em Defesa das Infâncias, Adolescências e Juventudes 

 

Quando: 3, 4, 5 e 6 de novembro de 2021, por meio virtual 
 
Inscrições: em breve, pela internet
 
Realização: CFESS e CRESS-PR 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br