Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 20 de Julho de 2021.

Como você, assistente social, se comunica com a população usuária?
Serviço Social também debate a democratização da comunicação. Vai ter live sobre o assunto

Card de divulgação da Live de 30 anos do FNDC, com imagens de participantes dentro de um círculo e logo do FNDC e dos 30 anos. Arte: divulgacão/FNDC

 

Você já reparou, durante um atendimento cotidiano, de que maneira tem se comunicado com cada usuário e usuária e mesmo com outros/as colegas de trabalho? Já assistiu a personagens assistentes sociais em novelas? Já leu ou viu entrevistas das quais a fonte da informação eram assistentes sociais? Pois bem, isso tudo tem a ver com uma questão muito importante também para o Serviço Social: a comunicação como um direito humano, previsto pela Constituição Federal.

 

Mas como assim? O que isso tem a ver com o Serviço Social? Bom, tem tudo a ver com a forma como é construída e percebida a imagem da profissão pela sociedade e pela mídia; tem tudo a ver com a maneira que assistentes sociais dialogam com o usuário ou com a usuária e o acesso à informação e aos direitos que a categoria possibilita. Além disso, já parou pra pensar que, recentemente, com a aprovação da nova Lei do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pouco ou quase nada se viu de notícias com assistentes sociais sendo entrevistados/as?

 

É por causa disso tudo que o CFESS acredita que, para se aliar a essa luta, é preciso entender que a comunicação é um direito de todo mundo. E que, para todo mundo poder exercer esse direito (que inclui a expressão e o direito à informação com diversidade e qualidade), é fundamental que se garanta o acesso a ele. E, se assistentes sociais são profissionais que atuam para o acesso e a garantia dos direitos, percebe-se a importância da presença da categoria neste debate.

 

Vai ter live!

É importante destacar que a democratização da comunicação é estratégica no fortalecimento de usuários e usuárias dos serviços e das políticas sociais, na disputa pela função e imagem social da profissão e também para a transformação das relações sociais.

 

Assim, há décadas, o CFESS debate e se insere na luta pela democratização da comunicação. Em 2014, o Conselho Federal se filiou ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que completa 30 anos em 2021. A entidade participou ativamente de importantes processos de elaboração de políticas de comunicação, como a legislação de radiodifusão comunitária, a Lei do Cabo, o Marco Civil da Internet, entre outros.

 

Com a conjuntura atual de desmonte da comunicação pública, o cerceamento de vozes dissonantes na imprensa, além de várias outras ações para calar a diversidade de ideias, opiniões e pensamento no país, o FNDC promoverá uma live no dia 21 de julho (quarta-feira), a partir das 19h, para valorizar a memória e pensar o presente e o futuro dessa luta no país, que ganhou contornos ainda mais desafiadores nos últimos anos.

 

O CFESS convida a categoria a participar, por meio dos canais do FNDC no Facebook (clique para acessar) e no Youtube (clique aqui). Venha debater o assunto e saber mais!

 

Clique aqui e conheça a Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]