Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 31 de Maio de 2021.

CFESS repudia repressão do Estado a manifestantes em Pernambuco
Em nota, Conselho reafirma defesa das liberdades democráticas

Imagem mostra uma folha de papel sobre um fundo amarelo. O documento tem a marca do CFESS e o título da nota. Sobre ela desenho de uma caneta.


O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) manifesta veemente repúdio à repressão violenta por parte da Polícia Militar do Estado de Pernambuco durante as manifestações ocorridas no último sábado (29) em Recife.


A categoria de assistentes sociais no Brasil segue firme na luta pela vacina para toda a população, na defesa de uma renda básica digna, do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como na luta contra a retirada de direitos sociais por parte dos governos atuais. Esses são alguns dos motivos pelos quais trabalhadoras e trabalhadores foram às ruas neste sábado, de forma pacífica, contra a atual conjuntura e a omissão de governantes diante da perda de quase 500 mil vidas para a Covid-19 e do aprofundamento da desigualdade social em nosso país.

Por isso, com base nos princípios fundamentais do Código de Ética da/o Assistente Social, em especial a “defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e autoritarismo”, o CFESS se solidariza com a população que participou da manifestação e exige a imediata apuração e responsabilização dos executores da violenta repressão, bem como a adequada reparação às vítimas da PM de Pernambuco.

Ressaltamos que o Serviço Social brasileiro sempre esteve e seguirá na defesa das liberdades democráticas, na luta contra a desigualdade social e pelos interesses da classe trabalhadora. Não aceitaremos violência nem repressão!

Também registramos nosso apoio ao posicionamento divulgado pelo Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS-PE) e seguiremos juntos nos desdobramentos da investigação e na defesa da autonomia dos movimentos sociais.

 
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)