Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Domingo, 23 de Maio de 2021.

Hoje (24/5) é o Dia Nacional do Povo Cigano. O que o Serviço Social tem a ver com isso?
Data ganha destaque no Conjunto CFESS-CRESS a partir da temática do Mês da/o Assistente social sobre comunidades tradicionais

Card vermelho e azul. Em destaque, a cigana Valdinalva Barbosa, junto recortes de imagens de ciganos, indígenas e quilombolas Arte: Rafael Werkema/Foto: Ascom CRESS-MG

 

 

Minha Terra é o Planeta,

Meu teto é o Universo,
Minha Religião é a Liberdade.

(Pensamento cigano)

 

Com versos de um pensamento cigano e imerso na temática do Mês do/a Assistente Social, “em defesa dos povos originários e comunidades tradicionais”, o Conjunto CFESS-CRESS aponta pela primeira vez na sua agenda de lutas o Dia Nacional dos Povos Ciganos, comemorado hoje (24/5).

 

Segundo o IBGE (2011), população cigana do Brasil possui três diferentes etnias (Calon, Rom e Sinti), totalizando cerca de 500 mil pessoas, espalhadas em 21 estados e mais de 290 cidades. Os estados que mais abrigam comunidades ciganas são Minas Gerais, Bahia e Goiás.

 

As atividades do mês de maio têm mostrando a importância do trabalho de assistentes sociais para viabilizar o acesso da população cigana às políticas sociais, em especial educação, assistência social e proteção dos territórios onde estão localizados seus acampamentos.

 

Povos ciganos brasileiros são ainda alvo de preconceito e, por séculos, foram considerados invisíveis pelo próprio Estado brasileiro.

 

No atendimento às demandas dos povos ciganos, assistentes sociais devem se lembrar sempre de respeitar a diversidade dessa população, sua cultura e tradições.

 

Para saber um pouco mais sobre a temática, confira dois materiais bem legais produzidos pelos CRESS MG e RN sobre o tema.

 

O CRESS-MG entrevistou a cigana Valdinalva Barbosa, de Ibirité (MG), presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e vice-presidenta da Associação Estadual Cultural de Direitos e Defesa dos Povos Ciganos.

 

Leia o informativo 

 

Já o CRESS-RN conversou com Flávio José, especialista em Formação de Professores e mestre e doutor em Educação pela UFRN, que aborda o povo cigano no Rio Grande do Norte.

 

Confira a entrevista 

 

 

No YouTube tem dois vídeos bem interessantes sobre a vida do povo cigano Brasil. Confira:

 

Documentário do Ministério Público Federalsobre Povos Ciganos 

 

E do SESC.

 

Tem também uma cartilha interessante voltada para a população cigana sobre seus direitos!

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
[email protected]