Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 13 de Janeiro de 2021.

CFESS, ABEPSS e ENESSO retomam a campanha #AdiaEnem!
Realização do Exame em janeiro 2021 pode agravar a situação sanitária do país. Pandemia aprofundou a desigualdade do acesso à educação

Imagem verde mostra foto de assistentes sociais e estudantes segurando cartazes com a frase Adia Enem. No centro, uma máscara médica com o texto O serviço Social defende o #AdiaEnem. Abaixo os logos das entidadesArte: Rafael Werkema/CFESS

 

A campanha #AdiaEnem está de volta! Centenas de entidades estudantis, estudantes e professores/as de instituições de ensino tem se manifestado para defender o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programado para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro.

 

A primeira campanha ocorreu em maio de 2020 e, à época, CFESS, ABEPSS e ENESSO também aderiram ao movimento nacional, que pressionou o governo federal, resultando no adiamento das provas do Enem.

 

Só que a pandemia não acabou e, para piorar, voltou a atingir níveis alarmantes de transmissão e contaminação, com aumento de casos, internações e mortes em quase todos os estados, como a imprensa nacional tem mostrado.

 

Mesmo que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), responsável pela realização do Exame, afirme que os protocolos de saúde serão seguidos, a decisão de realizar o Enem colocará em risco a saúde de jovens e seus familiares, já que aglomerações são a causa do aumento da transmissão da Covid-19.

 

Além disso, a desigualdade do acesso à educação nos últimos 10 meses se aprofundou, com escolas e bibliotecas fechadas, e dificuldade do acesso de estudantes da rede pública a material didático e a equipamentos de informática, se comparado com estudantes da rede particular.

 

Uma pesquisa divulgada em maio de 2020, pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), mostrou que mais da metade dos/as estudantes matriculados/as na rede pública de ensino do Distrito Federal não tinha acesso às aulas on-line, para manter o conteúdo programático do ano letivo.

 

Por isso, o Serviço Social brasileiro, por meio de suas entidades representativas, retoma a campanha #AdiaENem, convocando a categoria de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social a participar do movimento e compartilhar a hashtag #AdiaEnem!

 

É bandeira de luta das entidades e da categoria a defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade e democrática em todos os níveis!

 

Assista e compartilhe o vídeo em apoio à Campanha #AdiaEnem, com estudantes e docentes do Serviço Social!

 

 

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br