Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 30 de Dezembro de 2020.

Vem aí a Agenda 2021 Assistente Social!
Publicação pode ser adquirida a partir de 28/1/2021, somente nos Regionais

Imagem em cores roxa e púrpura, com a capa da Agenda. Um desenho de uma mulher soprando um ramo da obra de Arthur Bispo do Rosário. Abaixo, o texto Agenda Assistente Social 2021 em tinta, o tema da agenda ao lado a árvore do Código de Ética.

Reprodução da capa da Agenda 2021. Formato 12 x 16cm, capa dura, 396 páginas, ilustrada. (Arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

Que sejamos puro movimento! É com essa mensagem que o CFESS convida você, assistente social, a adquirir, a partir do dia 28 de janeiro, a Agenda 2021 do Conjunto CFESS-CRESS.

 

Com o valor de repasse (custo) de R$ 11,00 (onze reais), a mesma será disponibilizada pela maioria dos CRESS para aquisição sob condições especiais, em razão da pandemia da Covid-19, que ocasionou também o atraso no planejamento e na produção da publicação.


Atenção para as informações para aquisição

Agenda Assistente Social 2021
Valor de repasse (custo):
R$ 11,00
Disponível: a partir de 28/1/2021
Como adquirir: Somente nos CRESS. Verifique com o Regional mais próximo.
Formato: 12 x 16 cm, colorida, com capa dura, elástico e fita marcadora
Tiragem limitada / 11.500 exemplares.


Um tema de puro movimento!

 

A escolha do tema da agenda deste ano é uma construção que passou pela transição e trabalho de duas gestões (2017-2020 e 2020-2023), como uma decisão conjunta de reafirmar a ética no centro de nossos debates, ao apresentar um balanço e marcos históricos dos 20 anos do Projeto Ética em Movimento, do CFESS, que atravessa diferentes gerações da categoria nessas duas décadas de existência e vem dialogando cotidianamente com os desafios e questões éticas que assistentes sociais se deparam no seu exercício profissional.

 

“Os momentos históricos em que nos defrontamos com muitos sofrimentos e adversidades são aqueles que atestam nossa capacidade de resistência, que põe em evidência o acerto de nossas escolhas políticas, de nossa coerência ética, que nos fortalecem como indivíduos e coletivo. Nestes momentos - em que não é possível não se comprometer – torna-se mais evidente a exigência emancipatória posta em nosso Código de Ética”, afirma a professora da PUC-SP e autora do projeto editorial da Agenda, Lúcia Barroco, em um dos textos que escreveu para a publicação.

 

Barroco também fez parte da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (nos anos 2000) idealizadora do Projeto e é autora do Caderno 1 – Ética e História, do Curso de Ética para Agentes Multiplicadores/as.

 

Para a presidenta do CFESS, Beth Borges, que também compôs a CEDH à época de criação do Projeto, a Agenda 2021 vai permitir que a categoria conheça ou relembre “a efervescência dos debates sobre ética e direitos humanos, desde a década de 1990, quando entra em vigor o Código de Ética do/a Assistente Social (1993), até os anos 2000, com a proposição de uma estratégia de multiplicação da formação de assistentes sociais, para manter ativado o compromisso coletivo com a defesa do projeto ético-político profissional”.

 

Agenda: um instrumento de uso diário

A Agenda, além de instrumento para marcar compromissos diários e mensais, com calendários, espaços para anotações e datas importantes, segue sendo referência para pesquisa cotidiana, repleta de conteúdo que dialoga com o trabalho da categoria, por meio de textos, entrevistas, pílulas e conteúdo poético. Ou seja, a Agenda Assistente Social 2021 é também um material para qualificação profissional e de divulgação da profissão, com textos que contribuem para reflexões e discussões para o dia-a-dia!

 

O projeto gráfico é leve e provocativo, e todas as ilustrações são alinhavadas por um extrato (ou uma “muda”) da obra “Fundos Murrado”, de Arthur do Bispo do Rosário, artista sergipano falecido em 1989. É dele a imagem que há quase três décadas ilustra (e embeleza) a capa do Código de Ética. À época, a imagem do fardão foi escolhida como uma forma de homenagear cada usuário/a das políticas e serviços sociais, em nome do respeito, qualidade e responsabilidade, nos termos dos princípios firmados pelo Código de Ética.

 

Assim como é o Projeto Ética em Movimento, a Agenda Assistente Social 2021 vem provocar a categoria a uma imersão nos princípios e valores do Código de Ética e do projeto ético-político profissional, sem perder de vista a materialidade desse conteúdo para o trabalho cotidiano de cada assistente social.

 

Novidades: capa dura e conteúdo digital

A agenda de 2021 traz uma mudança importante: o retorno da capa dura, dando mais resistência e durabilidade à publicação.

 

Além disso, a agenda tem uma extensão para conteúdo digital, com links para vídeos, planners digitais e muito mais. Confira aqui!

 

Imagem mostra simulação da agenda aberta, com páginas para se marcar os compromissos do mês de fevereiro. As cores rosa e roxo predominam. Cada entrada de mês traz também um planner mensal.

 

Imagem mostra a agenda aberta. De um lado uma página de compromisso diário e de outro uma ilustração do mês de agosto.

Páginas para escrever sobre os compromissos diários e a ilustração para marcar a entrada de cada mês.Páginas abertas da agenda. textos e foto sobre o projeto Ética em Movimento.Além das pílulas textuais espalhadas pela Agenda, a publicação traz também informações e fotos sobre o tema abordado.

 

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
[email protected]