Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 29 de Junho de 2020.

CFESS se reúne com os CRESS de todo o Brasil por meio virtual
Objetivo foi debater plano de atividades e elaboração de normativas no contexto da pandemia da Covid-19

Ilustração do mapa do Brasil em amarelo traz imagens de algumas pessoas que participaram da reunião entre o CFESS e os CRESS, ligadas por linhas em rede.Arte: Rafael Werkema, com imagens de prints de tela no dia da reunião

 

A situação de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe grandes desafios para o Conjunto CFESS-CRESS, que agora está diante de demandas inéditas tanto da categoria de assistentes sociais, como da elaboração e construção coletiva de plano de atividades e de normativas para regular a atuação profissional no contexto atual e também a tomada de decisões nos Conselhos.

 

Foi com esse objetivo que o CFESS promoveu uma reunião virtual com representantes dos 27 CRESS neste sábado (27), durante todo o dia. O encontro, que contou com o total de 107 participantes, dentre conselheiros/as e assessorias dos CRESS e CFESS, teve o objetivo de possibilitar uma aproximação entre as gestões do triênio 2020-2023, que deverão buscar estratégias coletivas para realização de eventos, debates e de momentos deliberativos com a categoria durante a pandemia.

 

A conselheira do CFESS Kelly Melatti explica as propostas que foram debatidas. “Nossa ideia é realizar atividades virtuais em âmbito estadual, regional e nacional, em que possamos debater em conjunto com a base, considerando não podermos realizar, como normalmente, as assembleias com participação da categoria nos estados, os encontros descentralizados entre CFESS e CRESS e o Encontro Nacional. Isso tudo na direção da construção coletiva de propostas para o triênio 2020-2023”, informa a conselheira.

 

O encontro foi dividido em momentos distintos: a abertura, com a presidente do CFESS Elizabeth Borges; uma análise de conjuntura realizada pela conselheira do CFESS Daniela Moller; seguida pela apresentação do chamado Plano Covid-19 (conjunto de ações referentes à atuação profissional e à atuação dos Conselhos no contexto da pandemia), realizada pela conselheira do CFESS Emilly Tenório.

 

A presidente do CFESS, Elizabeth Borges, destaca que muitos são os desafios, mas igualmente o empenho das gestões em proporcionar a participação da base da categoria na construção de estratégias. “Nossas prioridades neste momento estão concentradas em articular ações com os CRESS de todo o Brasil, para garantir o pleno atendimento das demandas de assistentes sociais, das condições éticas e técnicas de trabalho, bem como adequar à conjuntura de pandemia os processos institucionais e legais que permeiam o funcionamento das entidades”, explicou a conselheira.

 

Entre os assuntos em pauta, estiveram a realização de eventos, transmissões online (lives), reuniões virtuais propositivas com participação da categoria, elaboração de normativas, bem como outros materiais e informes que serão divulgados em breve. É importante destacar que todas as informações, matérias, documentos relativos à atuação profissional e aos Conselhos no contexto da pandemia estão reunidos na seção especial Covid-19 no site do CFESS (clique aqui para acessar)

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br