Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 08 de Junho de 2020.

Nova gestão do CFESS realiza primeira reunião virtual com Abepss
Encontro fortaleceu a articulação entre as entidades para condução de novas ações de educação permanente

Imagem mostra uma ilustração verde, com círculos e traços conectados, representando interatividade. Nos círculos estão os rostos de participantes da reunião on-line, tanto do CFESS quanto da AbepssNa foto, a partir da esquerda: Maria Rocha (CFESS), Esther Lemos (Abepss), Kênia Figueiredo (CFESS), Eunice Damasceno (CFESS), Ruth Bittencourt (CFESS) e Beth Borges (CFESS) 

 

 

Na última quarta-feira (3 de junho) foi realizada a primeira reunião virtual da nova gestão do CFESS (Melhor ir à luta: com raça e classe em defesa do Serviço Social – 2020/2023) com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Social (Abepss). A proposta foi fortalecer a articulação entre a formação e o exercício profissional, um compromisso das entidades pela defesa da formação profissional com qualidade em Serviço Social.

 

Pelo CFESS participaram conselheiras representantes das Comissões de Formação, de Orientação e Fiscalização, da Seguridade Social, da Comunicação e da Ética e Direitos Humanos, além de assessorias da entidade, o que reforça a estratégia da nova gestão de trabalhar temáticas em uma perspectiva ampliada e com diferentes interfaces.

 

Alguns pontos de pauta foram destaques na reunião. Um deles foi o diálogo sobre a importância de se fortalecer o Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social e de se fomentar a criação de fóruns regionais.

 

Sobre isso, a presidenta da Abepss, Esther Lemos, ressaltou o surgimento de fóruns regionais e estaduais, o que contribui para uma descentralização e capilaridade do debate que já ocorre nacionalmente.

 

A coordenadora da Comissão de Formação, Ruth Bittencourt, enfatizou que o Conjunto CFESS-CRESS, Abepss e Enesso continuarão alinhadas para fazer o enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância em Serviço Social e para defender formação em com qualidade.

 

Neste assunto foi também reforçada a campanha Formação com qualidade é educação com direitos para você! Graduação em Serviço Social: só se for legal, crítica e ética., lançada pelo Fórum em 2019.

 

Outro ponto abordado na reunião foi a questão da residência multiprofissional em saúde. As entidades apontaram demandas que têm chegado nos últimos meses pelos/as assistentes sociais que integram os programas de residência em Saúde, muitas delas por meio do Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS). Desde fevereiro desse ano, residentes em todo Brasil têm apontado diversas questões relacionadas aos valores e descontos das bolsas-salário, extenuante carga horária e outros problemas, intensificados pela pandemia da Covid-19, como ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e pressão no cotidiano.

 

Na avaliação da presidenta da Abepss, é fundamental a continuidade de ações articuladas entre as entidades, para fortalecer o espaço da residência multiprofissional como um espaço de formação e educação permanente.

 

O CFESS tem buscado diálogo com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e suas câmaras técnicas, no sentido de reafirmar quais são atribuições dos/as assistente sociais residentes de equipes em saúde, ressaltando, inclusive, o documento Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão (2017).

 

CFESS e Abepss também discutiram um Plano Conjunto de Ação sobre a Covid-19, e entre os encaminhamentos, está a elaboração de um memorial virtual em homenagem às assistentes sociais vítimas do Coronavírus. “Trata-se de um ato político que reafirma a luta da nossa categoria, que está no enfrentamento da pandemia, muitas vezes sem as condições de trabalho necessárias”, reforçou a presidenta do CFESS Beth Borges. 

 

Esther Lemos anunciou também o lançamento do projeto Abepss ao vivo, que se constituirá em uma série de vídeos ao vivo na internet sobre o Serviço Social, e a primeira edição terá a participação do CFESS.

 

Por fim, as entidades reforçaram a importância de se fortalecer a Abepss, fazendo um apelo a professores, unidades de formação, para se vincularem à Associação.

 

É importante destacar que o trabalho qualificado de assistentes sociais e uma boa prestação de serviços à população e à sociedade passam, necessariamente, por uma formação igualmente de qualidade.

 

Relembre: Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão (2017)

 

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br