Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 21 de Fevereiro de 2020.

CFESS manifesta apoio ao Fórum Nacional de Residentes em Saúde
Conheça a carta divulgada pelo movimento, também composto por assistentes sociais

Imagem mostra capa da brochura, que traz ilustrações de rostos e o símbolo do SUSImagem da publicação Residência em Saúde e Serviço Social (arte: Rafael Werkema)

 

O próximo dia 3 de março será de paralisações promovidas pelo Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS). Em Carta Aberta elaborada pelo movimento, e divulgada hoje pelo CFESS, o Fórum entende que o conjunto de conjunto de reinvindicações, entre elas o reajuste da bolsa-salário; a redução e requalificação da carga horária sem redução da bolsa-salário; a retomada imediata da CNRMS; a realização dos Seminários Nacionais e Regionais e a criação da Política Nacional de Residências em Saúde, de forma descentralizada e participativa, são absolutamente justas e necessárias.

 

Em uma conjuntura de ataques e desmontes dos direitos históricos da classe trabalhadora, em particular da seguridade social, o CFESS considera que a luta por uma saúde pública e universal é uma forma de resistência ao avanço de políticas que, cada vez mais, mercantilizam e privatizam o campo da saúde. A edição de nova Portaria do Ministério da Economia (nº 914/2020), que atualiza as faixas de cálculo e alíquotas, incorporando as novas regras da Reforma da Previdência Social e que vai incidir sobre as bolsas dos/as residentes, alterando o recolhimento previdenciário de 11% para 14%, significa mais um brutal ataque aos direitos da classe trabalhadora, haja vista que os valores dessas bolsas já se encontram defasados pela inflação acumulada desde março de 2016.

 

“Assim, reafirmamos que debater coletivamente o Serviço Social e as residências, no contexto de precarização e cortes nas políticas de educação e saúde, é fundamental para se avançar na luta em defesa de uma formação profissional de qualidade. Por isso, nos solidarizamos com a luta dos/as residentes na defesa de uma saúde pública, universal, estatal e de qualidade para toda a população”, completa a conselheira do CFESS Solange Moreira.

 

Clique aqui e leia a Carta do Fórum Nacional

 

Baixe a publicação Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823

Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br