Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 23 de Janeiro de 2020.

Confirmada inscrição de chapa para eleição do CFESS
Saiba por que é importante que você participe do processo eleitoral

Imagem traz ilustração de várias pessoas entrando em um computador, com cédulas virtuais na mão exercendo o direito de voto. O texto da peça chama atenção para a atualização dos dados e votação.

(arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

Nesta quinta-feira (23/1), a Comissão Nacional Eleitoral do CFESS divulgou um novo informe (nº 3) sobre a inscrição de chapas para concorrer à direção do CFESS.

 

Duas chapas apresentaram pedido de inscrição, sendo que somente uma cumpriu todos os requisitos necessários, conforme o Código Eleitoral do Conjunto.

 

A chapa deferida e homologada tem o nome de “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social”. O material de campanha será disponibilizado em breve no site do CFESS para conhecimento da categoria, também de acordo com o Código Eleitoral.

 

Houve inscrição de chapas em todos os CRESS e respectivas seccionais, sendo que em alguns estados há duas ou mais concorrentes, seja para as sedes, nas capitais, ou para as seccionais, no interior, o que demonstra que a categoria segue sendo protagonista na construção das entidades e da profissão.

 

Há também uma grande expectativa de participação na hora do voto, já que as Eleições 2020-2023 trouxeram a novidade da modalidade on-line, que dinamiza o acesso da categoria para a escolha de quem estará nas gestões do Conjunto nos próximos três anos.

 

Na avaliação da presidente do CFESS, Josiane Soares, é a organização política da categoria que fortalece o Serviço Social enquanto profissão. “Por isso, a participação de assistentes sociais no processo eleitoral, seja disputando os cargos eletivos, seja exercendo seu direito de voto, demonstra o compromisso da categoria com o Projeto ético-político do Serviço Social”, afirma.

 

Para entender mais sobre as Eleições CFESS-CRESS 2020-2023 e a importância da participação da categoria, preparamos um guia de perguntas e respostas sobre o processo eleitoral.

 

Quem vota e como faz para votar?

 

No site tem uma matéria detalhada sobre isso. O mais importante nesse momento é você atualizar seus dados junto ao CRESS de sua região. Confira!

 

Por que agora é voto on-line?

 

Esta é uma deliberação de toda a categoria aprovada em Plenária Ampliada CFESS-CRESS, realizada em Porto Alegre (RS) em 2018.

 

Estudos técnicos e financeiros apontam para redução significativa dos custos operacionais do processo eleitoral (como impressão de cédulas e gastos com postagens de Correios), possibilitando o investimento do Conjunto em outras estratégias de defesa da profissão.

 

O voto on-line é seguro, porque passa por processos de auditoria e validação internas e externas; é plural, porque possibilita que assistentes sociais em regiões mais longínquas possam votar sem se deslocar; é transparente, porque amplia os recursos de campanha com o site que divulgará informações necessárias e as chapas inscritas, além de tornar mais ágil a apuração, que é acompanhada por auditoria devidamente certificada.

 

Por que devo votar?

 

O voto, na concepção do Conjunto CFESS-CRESS, é um direito da categoria. Por isso ele é facultativo e cada assistente social decide se quer exercê-lo ou não.

 

Ao votar, o/a assistente social escolhe diretamente quem vai estar à frente das entidades (CFESS e CRESS) e, assim, quais os rumos que a profissão seguirá no próximo triênio. Quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo. Quanto maior a participação da categoria, mais profissionais fazendo a defesa do Serviço Social brasileiro!

 

É assim nos outros Conselhos Federais de regulamentação?

 

O processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS é, sem dúvida, um dos mais plurais e democráticos do país.

 

O CFESS é o único conselho federal de fiscalização profissional cuja direção é eleita pelos/as profissionais por meio de voto direto não obrigatório.

Em outras categorias, a diretoria é indicada pelos conselhos regionais por meio de assembleia, ou então por voto direto obrigatório.

 

O CFESS também é o único conselho federal que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação política democrática.

 

É você quem escolhe diretamente os candidatos/as que irão construir estratégias e ações em defesa do fortalecimento do Serviço Social brasileiro e de todos/as os/as trabalhadores/as.

 

Vota, assistente social!

 

Confira a seção especial sobre as Eleições

 

Imagem traz ilustração de jovem negro em pé com mexendo no celular. O texto da peça fala do que é preciso para poder votar

 

 

Imagem traz ilustração de uma senhora sentada mexendo no notebook. O texto da peça fala do passo-a-passo de atualização de dados e recebimento de senha

 

 
Imagem traz ilustração de homem negro mexendo no celular. O texto da peça fala sobre a importância de se votar
 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br