Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 18 de Outubro de 2019.

Para fortalecer a profissão: CFESS realiza o curso 'Ética em Movimento'
Evento ocorreu em São Paulo na última semana

Imagem da turma em círculo, com a professora Lúcia Barroco no centro, durante o módulo. Um dos módulos do curso é ministrado pela professora Lúcia Barroco (dir.) (foto: CEDH/CFESS)

 

Com uma carga horária de 64 horas e destinado a assistentes sociais, o curso Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores/as concluiu mais uma edição no dia 12 de outubro em São Paulo (SP). Com um total de 29 participantes, sendo dos CRESS, da Abepss e do CFESS, essa edição foi direcionada, prioritariamente, para assistentes sociais de base, embora tenha contado também com representantes da diretoria de alguns Regionais, que atuam nas Comissões Permanentes de Ética.

 

A coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS explica que o curso possibilita a apreensão crítica da natureza histórica e política da ética social e profissional, bem como dos direitos humanos. “Nessa atividade, discutimos que a ética não é algo abstrato, deriva das condições materiais, mas também que somos sujeitos no processo histórico. E, guiados/as por valores, devemos nos posicionar na defesa da liberdade, da justiça, da democracia e dos direitos humanos. Agora, uma nova turma é formada e a tarefa dos/as multiplicadores/as é levar o conteúdo tratado durante esses dias de imersão teórica e de reflexão para os estados", analisa a conselheira do CFESS.

 

O curso é dividido em quatro módulos – Ética e história; Ética e trabalho profissional; Ética e direitos humanos; e Ética e instrumentos processuais – ministrados respectivamente pelas professoras Lúcia Barroco (PUC-SP), Cristina Brites (UFF/Rio das Ostras), Silvana Mara de Morais (UFRN) e Sylvia Terra (assessora jurídica/CFESS).

 

Imagem da turma do curso Ética em Movimento, em pé, reunida, com as bandeiras de CRESS e Abepss à frente.Turma 16+1 participou do curso em São Paulo (foto: CEDH/CFESS)

 

É importante relembrar que é costume das turmas do curso escolherem um nome para representá-las.A dessa edição se autointitulou “Turma 16+1: de Dandara a Marielle, que a liberdade seja nossa própria substância”. A assistente social do Espírito Santo Hingridy Fassarella avalia que a experiência com o curso reforçou o entendimento de que é de fundamental a educação permanente, para manter os compromissos de sustentação dos princípios profissionais a partir do aprimoramento do conhecimento e da sustentação histórica e filosófica da ética e da profissão de Serviço Social

 

“Volto para o ES com ainda mais nitidez da centralidade da ética e dos direitos humanos no nosso fazer profissional, da seriedade e compromisso coletivo que assumimos ao nos tornar assistentes sociais, dos direitos e deveres”, conclui Hingridy.

 

Saiba mais sobre o Projeto Ética em Movimento assistindo ao vídeo comemorativo

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br