Acessibilidade       A+  A-          Botão Libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 21 de Março de 2019.

Na defesa dos direitos sociais, a gente combate o racismo!
21 de março é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Confira!

Imagem traz uma foto da Marcha das Mulheres de 2015. Em primeiro plano estão três mulheres negras, com o punho erguido e gritando palavras de ordem. Abaixo da imagem vem a chamada Na defesa dos Direitos a gente combate ao Racismo e abaixo as informações sobre o 21 de março. A imagem traz também o logotipo da campanha, um punho negro cerrado, com o mapa da áfrica na mão e ilustrações de pessoas negras.(arte: Rafael Werkema/CFESS sobre foto de Marcelo Casal Jr./EBC)

 

Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear as vítimas de um protesto que foi violentamente reprimido pela polícia (massacre de Sharpeville) durante o apartheid na África do Sul, há mais de meio século.

 

Por isso, fundamentado nos princípios do Código de Ética do/a Assistente Social e, principalmente, no compromisso assumido pelo Conjunto CFESS-CRESS na campanha de gestão (2017-2020) Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, o CFESS dá visibilidade à data, lembrando a categoria que “na defesa dos direitos sociais, a gente enfrenta o racismo”.

 

Isso porque, conforme apontam dados amplamente difundidos na mídia, a população negra é a maior usuária das políticas sociais como a saúde, a assistência social, entre outras.

 

“Além dos números oficiais, a gente vê na prática que a maior parte das pessoas que atendemos nos equipamentos e serviços públicos são negras e pobres. Nossa intervenção precisa ter um olhar voltado não só para as questões de classe, mas de raça e gênero, e essa é uma das intenções da campanha”, explica a conselheira do CFESS Mauricleia Soares.

 

Ações dos CRESS e da categoria no combate ao racismo

 

O site oficial da campanha mostra que os CRESS e a categoria têm se engajado cada vez mais com a temática.

 

Na seção Ações CFESS-CRESS, os regionais vêm apontando as diversas atividades organizadas no âmbito dos estados: são entrevistas, rodas de conversa, vídeos e outros materiais.

 

Já na seção Combate no Cotidiano, assistentes sociais têm relatado como fazem o enfrentamento ao racismo no seu cotidiano profissional, no atendimento à população usuária.

 

“É fundamental que a categoria compartilhe suas experiências nesse campo. Ao dar centralidade a este debate, queremos incentivar a promoção de ações de combate ao racismo, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo”, completa Mauricleia.

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br