Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sabado, 22 de Dezembro de 2018.

Abepss tem nova diretoria! Eleição ocorre durante o Enpess, em Vitória (ES)
CFESS marca presença e participa também da reunião do Fórum Nacional em Defesa da Formação e Trabalho em Serviço Social

Imagem da mesa de abertura do Enpess

Conselheira do CFESS Daniela Neves (centro) integrou a mesa de abertura do evento (foto: arquivo/Abepss)

O mês de dezembro foi marcado por várias atividades realizadas pela gestão do CFESS É de batalhas que se vive a vida (2017-2020). Uma importante foi a participação no 16º Encontro Nacional de Pesquisadores/as em Serviço Social (Enpess), realizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) em Vitória (ES), entre 2 e 7 de dezembro de 2018. No último dia do evento, ocorreu a eleição da nova gestão da Abepss, que será presidida pela assistente social e professora da Unioeste (campus Toledo) Esther Lemos.

 

Segundo a nova presidente, o maior desafio da Abepss, gestão Resistir e avançar, na ousadia de lutar!, "é a defesa das liberdades democráticas, da educação como direito, da produção do conhecimento comprometido com  a transformação social, bem como a defesa do patrimônio profissional construído pelo Serviço Social brasileiro no âmbito da formação profissional e da pesquisa".

 

Para a presidente do CFESS, Josiane Soares, “a eleição dessa nova direção da associação mantém e fortalece ainda mais a direção social das entidades do Serviço Social na defesa dos direitos sociais e humanos da população brasileira, especialmente o direito à educação. Parabéns à querida companheira Esther Lemos e a todos os membros desse importante coletivo de direção da Abepss de todo o país!”.

 

O Enpess contou com uma programação acadêmica e cultural bem diversificada e intensa. Na mesa Radicalização das lutas de classe: o serviço social contra o racismo e o sexismo, a presidente do CFESS falou sobre a campanha de gestão do Conjunto CFESS-CRESS 2017-2020, intitulada Assistentes sociais no combate ao racismo (clique aqui e saiba mais).
 

Imagem da mesa que discutiu sobre racismo e Serviço Social.Presidente do CFESS, Josiane Soares fala na mesa que discutiu o papel do Serviço Social contra o racismo e o sexismo (foto: arquivo/Abepss)

Para a vice-presidente do CFESS, Daniela Neves, que também participou do evento, “o 16º Enpess foi muito qualificado e representou resistência e organização de pesquisadores/as e assistentes sociais brasileiros/as”.
 

Ainda no dia 2, houve a reunião do Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social. O movimento debate ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância em Serviço Social, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Reúne integrantes das comissões de Formação do CFESS, do CRESS, bem como integrantes da Abepss, Enesso, das instituições de ensino superior, centros e diretórios acadêmicos, entidades diversas e movimentos que atuam em defesa da educação como um direito.
 

A conselheira Francieli Borsato, da Comissão de Formação Profissional do CFESS, destaca a importância da reunião, que já é a terceira organizada pelo Fórum. “Elegemos a nova coordenação nacional, composta pela Abepss, Enesso e pelo CRESS-RJ. Isso permitirá a participação de entidades regionais do Conjunto CFESS-CRESS na coordenação do Fórum e fortalece cada vez mais o papel das entidades do Serviço Social que defendem uma formação crítica e de qualidade para a nossa profissão”, afirmou a conselheira.
 

Imagem da nova presidente da Abepss, Esther Lemos.A nova presidente da Abepss, professora Esther Lemos, fala sobre os desafios da entidade (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Algumas estratégias já estão sendo traçadas pelo fórum: a construção de diretrizes que contribuirão para organizar ainda mais as ações do grupo e a realização, para 2019, de uma campanha em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social.
 

Carta e CFESS Manifesta
Ainda durante o Enpess, a Abepss apresentou aos/às participantes uma carta de apoio ao Conselho Editorial da Área de Serviço Social da editora Lumen Juris, por uma situação de desrespeito a esse conselho por parte da própria editora, no que diz respeito à avaliação de obras para publicação na área de Serviço Social. O CFESS subscreveu a carta, que foi aprovada pelo Fórum. Leia aqui a carta de apoio ao Conselho Editorial.
 

Além disso, o Conselho Federal lançou duas edições especiais do informativo CFESS Manifesta, sendo um sobre o trabalho de assistentes sociais junto aos movimentos sociais e outro sobre a questão da formação em Serviço Social com qualidade. Nos links abaixo, você pode acessar os documentos.
 

CFESS Manifesta - 16º Enpess - Série Trabalho e Conjuntura

CFESS Manifesta - 16º Enpess - Educação como um direito e sem censura para a formação de assistentes sociais qualificados/as

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]