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Quinta, 22 de Novembro de 2018.

Assistentes sociais de todo o Brasil debatem sobre os desafios da atuação profissional na assistência estudantil
Seminário em Cuiabá segue até esta sexta (23). Filmagem do primeiro dia está disponível no youtube

Fotografia tirada na perspectiva atrás das palestrantes mostra auditório cheio, com participantes acomodados/as nas cadeiras

Mais de 300 participantes, entre assistentes sociais e estudantes, compareceram ao evento no 1º dia (fotos: Rafael Werkema/CFESS)

 

Começou hoje (22/11) em Cuiabá (MT) o Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil, que segue até esta sexta-feira (23). O evento conta com a participação de quase 400 profissionais, dentre assistentes sociais, estudantes e profissionais de outras áreas. Quem quiser também pode assistir online, por meio do canal do CFESS no Youtube e também pelo perfil oficial no Facebook.

 

A mesa de abertura do evento contou com a estudante de Serviço Social Fernanda Versiani, da Coordenação Regional IV da Enesso. Fernanda destacou a importância de discussão da temática, diante dos progressivos cortes de recursos da política de educação, ressaltando a participação de estudantes neste debate.

 

Para  Ivna de Oliveira, representante da Abepss, o evento significa um marco no debate da assistência estudantil, na medida em que os desafios colocados para a atuação profissional de assistentes sociais passam pelo âmbito econômico, político, social e cultural, com consequências graves para toda a classe trabalhadora.

 

Fotografia enquadra as participantes da mesa de abertura, com Ivna de Oliveira (Abepss), Daniela Neves (CFESS), Andreia Cruz (CRESS-MT) e Fernanda Versiani (Enesso)

Mesa de abertura composta por representantes da Abpess, CFESS, CRESS-MT e Enesso

 

A presidente do CRESS-MT, Andréia Maria da Cruz, enfatizou a importância do debate sobre a assistência estudantil no estado de Mato Grosso, que ainda possui poucas instituições de ensino superior e uma maioria populacional de negros/as e indígenas, com uma grande demanda por essa política pública.

 

Quem representou o CFESS na mesa foi a vice-presidente, Daniela Neves, que afirmou o ponto central de discussão do seminário: o trabalho de assistentes sociais na assistência estudantil. Segundo ela, esta atuação é uma pratica absolutamente diferenciada e diversificada, de modo que o desafio proposto é de conhecer, situar e refletir criticamente quais os principais desafios para os/as assistentes sociais e, principalmente, as estratégias de resistência à regressão de direitos e recursos na educação brasileira e na assistência estudantil em específico.

 

Educação e Assistência Estudantil

A primeira mesa do evento foi sobre Educação e Assistência Estudantil. O debate teve inicio com a assistente social e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Erlenia Sobral. Segundo a professora, são fundamentais, sempre que possível, momentos como o do seminário nacional, que ela chamou  de “suspensão da vida cotidiana’’, para pensar o nosso lugar: reflexão coletiva, com impacto subjetivo, para eliminar a solidão que podemos sentir no cotidiano do trabalho.

 

Fotografia da palestrante Erlênia Sobra (Uece), em destaque durante sua fala

A professora da UECE Erlenia Sobral criticou o projeto Escola Sem Partido, alertando para o patrulhamento ideológico 

 

Ou seja, pensar conjuntamente estratégias que se materializem na resistência às regressões na atuação profissional. E isso se faz nas escolas, nos institutos federais, nas universidades, estes espaços históricos de luta e resistência. De acordo com Erlenia Sobral, a política de assistência estudantil foi sistematizada como tal efetivamente em 2010, com a criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), porém, hoje, a sinalização é de uma preocupação com os períodos que se aproximam, “diante do aumento dos projetos de desmonte dos processos de conhecimento e de perda do acesso à universidade pública”, avaliou a professora.

 

Este mesmo Pnaes, criado, para sistematizar a assistência estudantil na educação brasileira, apresenta limitações em relação a sua insegurança jurídica por ser um decreto e de sua perspectiva de focalização, e ainda assim, agora sofre processos de desconstrução de sua possibilidade e de sua potencialidade, segundo a assistente social e pró-reitora de assistência estudantil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Erivã Velasco.

 

Diante disso, o desafio atual é criar mecanismos de resistência a partir de ideias progressistas, emancipatórias, de modo a pensar e estimular uma atuação profissional nessa direção. “Precisamos entender que a assistência estudantil não é só permanência do/a estudante na instituição de ensino. A assistência estudantil inclui ações mais amplas: é também pesquisa, ensino e extensão”, completou a professora da UFMT.

 

Fotografia da palestrante Erivã Velasco (UFMT) em destaque, com suas colegas de mesa ao fundo.

A professora (UFMT) ressaltou os desafios de se defender a Assistência Estudantil num contexto de ataques aos direitos sociais 

 

Oficinas simultâneas

A tarde do primeiro dia de evento foi preenchida com três  oficinas simultâneas, com o tema O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil em debate, com objetivo de propiciar a troca de experiências e reflexões entre os participantes.  Nesta sexta-feira, o evento recomeça com mais mesas-redondas durante todo o dia, todas com transmissão online pelos canais do CFESS no Youtube e no Facebook. Acompanhe!

 

Abaixo, confira mais fotos do primeiro dia do evento e a filmagem das mesas:

 

Imagem mostra assistente social em pé fazendo uma pergunta para as palestrantes da mesa, no momento de debate

Participante faz pergunta à mesa durante o momento de debates

 

Imagem mostra o assistente social Elton Santos (UTFPR) na oficina sobre o trabalho da categoria na Assistência Estudantil

Na parte da tarde ocorreram oficinas simultâneas sobre o trabalho da categorina na Assistência Estudantil

 

Imagem mostra oficina sobre o trabalho da categoria na Assistência Estudantil. As pessoas estão sentadas olhando para uma projeção.

Na parte da tarde ocorreram oficinas simultâneas sobre o trabalho da categorina na Assistência Estudantil

 

Imagem mostra oficina sobre o trabalho da categoria na Assistência Estudantil. As pessoas estão sentadas olhando para uma projeção.

Na parte da tarde ocorreram oficinas simultâneas sobre o trabalho da categorina na Assistência Estudantil

 

 

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