Segunda, 10 de Setembro de 2018.
Encontro Nacional do Conjunto CFESS- CRESS reafirma: assistentes sociais estão na luta contra o racismo!
Categoria reafirma posicionamento contrário à regressão de direitos da classe trabalhadora
Carregando...

Imagem mostra mão de mulher em destaque, segurando o crachá vermelho de delegada no momento da votação. Ao fundo da imagem está o restante da plenária, desfocado.

Assistentes sociais de todo o país se reuniram em Porto Alegre, para debater as ações em defesa da profissão e da classe trabalhadora (foto: Rafael Werkema/CFESS)

 

O 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS terminou neste domingo (9) em Porto Alegre (RS). O evento, que é o fórum máximo deliberativo da categoria de assistentes sociais, reuniu mais de 300 participantes, dentre representantes das direções dos CRESS, CFESS e assistentes sociais de base, eleitos/as em assembleias promovidas pelos Regionais, além de trabalhadores/as dos Conselhos.

 

Durante quatro dias de evento, a categoria realizou o monitoramento das ações deliberadas em cada eixo temático (orientação/fiscalização profissional, comunicação, ética/direitos humanos, seguridade social, formação/relações internacionais e administrativo-financeiro) e reafirmou o tema da campanha de gestão do Conjunto (2017-2020): assistentes sociais estão no combate ao racismo! (Clique para saber mais)

 

As atividades do último dia começaram com a Plenária Nacional das Seccionais do Conjunto CFESS-CRESS, já que debater a organização e a estrutura do Conjunto CFESS-CRESS é também pauta do Encontro. O espaço cumpriu a última etapa de debates sobre as funções político-administrativas e financeiras das Seccionais, com vistas à construção de estratégias de ação e organização da sua estrutura e atribuições.

 

Imagem mostra a Plenária que debateu o papel das Seccionais. A foto traz em destaque a conselheira do CFESS Mauricléia Soares segurando o microfone e as pessoas prestando atenção em sua fala

Conselheira do CFESS Mauricleia Soares fala durante a plenária das Seccionais (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Atualmente o Conjunto CFESS-CRESS possui 23 Seccionais, que têm sua estrutura e regulação orientadas pelo Estatuto do Conjunto. A partir das discussões do grupo de trabalho (GT) criado neste ano para esse objetivo, do levantamento das experiências socializadas por meio de consulta aos CRESS e Seccionais, da Manifestação Jurídica nº 20/2018, e da realização, em abril deste ano, do Encontro Nacional das Seccionais, os/as participantes da Plenária deliberaram por manter a estrutura existente hoje no Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS no que diz respeito à temática.

 

“Nosso Regimento acerca das Seccionais já contempla e orienta a organização de espaços  de articulação e construção conjunta entre os CRESS e as Seccionais, com vistas a ampliar o atendimento da categoria pelo Conjunto. Isso não significa que os CRESS e Seccionais não possam  desenvolver  outras atividades além das já prevista regimentalmente.”, explicou a conselheira do CFESS Mauricleia Soares.

 

Carta de Porto Alegre

Ao final de cada Encontro Nacional, a plenária final aprova um documento político, com a síntese das reflexões e posicionamento da categoria, elaborado por uma comissão escolhida para tal. Em 2018, a Carta de Porto Alegre (clique aqui para ler), cuja leitura foi feita por um grupo de assistentes sociais negras que compuseram o grupo responsável pela produção, ressaltou a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo, defesas vinculadas às ações de combate ao racismo. Ao final da leitura, a plenária, de pé, bradou: “Racistas, fascistas não passarão” (clique aqui e saiba mais sobre a campanha de gestão Assistentes sociais no combate ao racismo).
 

Imagem mostra as mulheres negras que elaboraram a Carta de Porto Alegre. Na foto, elas levantam o punho e gritam palavras de ordem

Grupo de mulheres negras faz a leitura da Carta de Porto Alegre em momento emocionante (foto: Rafael Werkema/CFESS)

 

Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais será em Brasília

Antes do encerramento do evento, foram aprovadas moções elaboradas pelos/as participantes nos eixos temáticos (serão divulgadas em breve no site do CFESS)e  a sede do 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS em 2019, que ocorrerá em Belém (PA). A presidente do CFESS, Josiane Soares, informou que o 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) será realizado em Brasília (DF), entre os dias 13 e 17 de novembro de 2019.

 

Além disso, a conselheira do CFESS Francieli Piva convidou a categoria a participar do Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil, que ocorrerá ainda em 2018, nos dias 22 e 23 de novembro em Cuiabá (MT) – Clique aqui para saber mais.

 

Participantes saem fortalecidos/as

Para a presidente do CRESS-CE, Leiriane de Araújo Silva, a metodologia do Encontro Nacional se mostra assertiva e eficiente. “Listamos prioridades de ação na defesa da atuação profissional do Serviço Social, sem deixar de lado as pautas que integram nosso horizonte de luta de uma forma mais geral. Estamos juntos na defesa dos direitos humanos e dos direitos sociais”, afirmou.

 

Imagem mostra a conselheira de São Paulo no momento em que ela avalia o evento. Ela está em pé, em frente ao palco, segurando o microfone

Conselheira do CRESS-SP Kelly Melatti faz avaliação sobre o evento (foto: Rafael Werkema/CFESS)

 

Kelly Melatti, conselheira presidente do CRESS-SP, destacou a coragem e ousadia da categoria de assistentes sociais. “Sabemos trazer nossos posicionamentos, divergir, dialogar e construir coletivamente na direção da luta mais geral da classe trabalhadora. Este espaço do Encontro é primordial no planejamento destas ações”, avaliou.

 

Já na mesa de encerramento, a conselheira do CRESS-RS Tuane Devit enfatizou a importância de ações que concretamente materializem o combate ao racismo por assistentes sociais. “Nossa campanha de gestão traz uma mensagem urgente e necessária. Curiosamente aqui, em uma cidade tão fortemente marcada pelo racismo, realizamos um encontro em que se consolidou o entendimento de que precisamos construir estratégias para transformar a sociedade em que vivemos, para além de nossas deliberações em cada eixo”, concluiu.

 

Foto mostra a conselheira do CFESS Elaine Pelaez na mesa de encerramento do evento. Elaine está sorrindo para a Plenária

Conselheira do CFESS Elaine Pelaez encerrou as atividades do evento (foto: Rafael Werkema/CFESS)

 

A conselheira do CFESS Elaine Pelaez, antes de encerrar o 47º Encontro Nacional, observou que o evento se encerrou de forma exitosa. “Pudemos fortalecer a perspectiva democrática do Conjunto CFESS-CRESS, a perspectiva coletiva de construção de nossas ações e prioridades, rompendo com qualquer direção corporativista e sim de luta da classe trabalhadora como um todo, à qual também pertencemos”, afirmou.

 

Ela acrescentou ainda que, para enfrentar a conjuntura de retrocessos e ajuste fiscal, que atinge o conjunto da classe trabalhadora brasileira em sua maioria composta por homens e mulheres negros/as, “é necessário fortalecer e materializar as ações de nossa campanha de gestão, não só nos meios de comunicação do Conjunto, mas principalmente na nossa luta e rotina cotidianas”.  

 

Clique aqui e conheça a Carta de Porto Alegre

 

Veja mais fotos do 47º Encontro Nacional CFESS-CRESS:

Imagem mostra as algumas mulheres negras participantes do evento reunidas para a fotografia, que registra um momento de alegria e de luta

Participantes durante o último dia do evento (foto: Rafael Werkema/CFESS)
 

Imagem mostra a assistente social Elda e seu filho Pedro. Elada segura o microfone para fazer a avaliação do evento. Seu filho está de mãos dadas com ela, sorrido para a foto. Ele ficou no espaço reservado para as crianças, para que as mães e pais possam participar do evento

Participante que levou o filho faz avaliação do evento, que teve Espaço Kids (foto: Rafael Werkema/CFESS)

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823

Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.