Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 02 de Abril de 2018.

'CFESS Manifesta' debate intervenção militar no Rio e o fantasma da ditadura
Texto também aborda assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol) e a urgência da resistência

Imagem mostra ilustração digital de um coronel com rosto de caveira ordenando ataque a uma favela, já cheia de marcas de sangue.(arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

Nesta segunda-feira, 2 de abril, o CFESS lançou um novo manifesto, com uma análise crítica acerca da intervenção militar no Rio de Janeiro (RJ), a morte da vereadora Marielle Franco (PSol) e o fantasma de instalação de um novo regime ditatorial.

 

“Estamos convictas de que é preciso relembrar ainda mais enfaticamente essa data (1º de abril, marco do inicio da ditadura civil-militar no Brasil em 1964), pois esse ‘filme’, que não desejamos rever, nos ronda como um espectro. O espectro que é portador de uma antiga e reiterada característica de nossa formação social: a tradição autoritária, escravocrata, elitista e antipopular, que sempre utilizou o Estado em favor dos interesses da acumulação do capital, retirando das classes trabalhadoras a possibilidade de construir mecanismos de apropriação das instâncias decisórias e de acesso a bens e serviços”, diz trecho do documento.

 

O CFESS Manifesta reafirma o momento de resistência, enfatizando o poder de mobilização desencadeado pelo assassinato de Marielle Franco, que reverberou nas vozes gente no Brasil e no mundo. “E já por conta dessa reação, as lições de mais de 30 anos de democracia demonstram suas contradições: a sociedade brasileira em 2018 pode até se parecer com a de 1964, mas não é mais a mesma. Portanto, retomar a velha tradição autocrática dos anos da ditadura empresarial militar não será um percurso isento de resistências”, diz outro trecho do manifesto.

 

Leia o CFESS Manifesta sobre a intervenção militar no Rio e o fantasma da ditadura

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
[email protected]