Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 28 de Dezembro de 2017.

As marcas de 2017 anunciam as próximas batalhas! Que venha 2018!
CFESS divulga nota de fim de ano

Arte ilustrativa da nota de fim de ano do CFESS(Arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

O fim de ano chegou, ocasião em que se costuma refletir sobre o ano que passou e planejar o que virá. Nesse momento a gestão do CFESS É de batalhas que se vive a vida (2017-2020) oferece para o debate uma breve análise de ações e lutas travadas durante esses sete meses à frente de nosso conselho federal.

 

O Conjunto CFESS-CRESS iniciou 2017 em processo eleitoral para as gestões 2017/2020. Muitos/as dos/as conselheiros/as da gestão 2014-2017 se desincompatibilizaram de seus cargos, para compor as chapas que concorreram às eleições em todo o país, juntamente com vários novos/as profissionais dispostos/as a contribuir na gestão de nossas entidades. As eleições do Conjunto demonstraram o protagonismo de assistentes sociais, que exerceram sua autonomia participando desse processo democrático. A então chapa “É de batalhas que se vive a vida” foi eleita para o CFESS com 14.376 votos válidos, sendo esse número mais de 1.000 votos acima do quórum mínimo exigido pelo Código Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS.

 

No dia 15 de maio de 2017, a posse da nova gestão nos foi dada pela então gestão “Tecendo a luta na manhã desejada” (2014-2017), num momento de transição, mas também de continuidade com compromissos da agenda política construída pelo CFESS na direção do projeto ético-político profissional.

Embalados/as pelo mote do Dia do/a Assistente Social, “Na luta de classes não há empate, assistentes sociais em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais”, mostramos o compromisso da nossa entidade com a categoria de assistentes sociais, em defesa da democracia e dos direitos sociais, mesmo no marco de uma sociedade capitalista. Em uma conjuntura marcada por ataques diários a direitos humanos elementares e às políticas sociais, a ação do Dia do/a Assistente Social 2017 enfatizou que a luta é cotidiana e nas ruas, resistindo para não perder direitos já conquistados.

 

Foi um ano intenso para nós, da classe trabalhadora. Ano de mostrar a nossa indignação e discordância com a pauta regressiva que nos está sendo imposta. O CFESS se posicionou contra os retrocessos em curso, convocou a categoria e participou de várias frentes de luta: estivemos presentes em protestos estratégicos, como as duas greves gerais (28 de abril e 30 de junho); no histórico Ocupa Brasília em 24 de maio e construímos um ato em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), junto com o Fórum Nacional de Trabalhadores do Suas (FNTSuas) no último dia 5 de dezembro, como parte do Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma da Previdência.

 

Todos os protestos tiveram como objetivo denunciar o governo ilegítimo de Michel Temer e barrar suas contrarreformas. Nossos posicionamentos, por meio de matérias, notas, vídeos e das edições do CFESS Manifesta não deixaram dúvidas sobre o desastre dessas contrarreformas, com destaque para o lamentável dia 12 de julho, quando foi aprovada a reforma trabalhista pelo Congresso Nacional, impondo uma das maiores derrotas sofridas pela classe trabalhadora nesse período.

 

Em setembro de 2017, realizamos, juntamente com o CRESS-DF, o 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, o primeiro das novas gestões, em Brasília (DF). Com o tema “Vamos, levante e lute, senão a gente perde o que já conquistou” (referência à música Lute, de Edson Gomes), o encontro teve como objetivo deliberar as ações do Conjunto para o próximo triênio e reafirmar o compromisso assumido historicamente pelos/as assistentes sociais na defesa e luta por direitos. O evento foi marcado, entre outras coisas, pela aprovação dos novos instrumentais da Política Nacional de Orientação e Fiscalização, de vários seminários nacionais, como ações estratégicas de capacitação para assistentes sociais e aprovação da Campanha de Gestão 2017-2020, que terá como eixo central o combate ao racismo na profissão e na sociedade.

 

Além disso, podemos mencionar várias outras ações empreendidas pelo CFESS, no sentido de fortalecer a profissão e aprimorar o exercício profissional da categoria:

 

· Defesa da profissão de Serviço Social e do trabalho de assistentes sociais com direitos, a partir de concursos públicos;

· Defesa das 30 horas como jornada semanal de trabalho de assistentes sociais sem redução de salários;

· Lançamento de uma nova série do CFESS Manifesta, denominada “Conjuntura e Impacto no Trabalho Profissional”;

· Lançamento de publicação sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e problematizações ao trabalho profissional;

· Continuação do projeto CFESS na Estrada, para discutir questões relacionadas à ética, fiscalização profissional, à área administrativo-financeira, dentre outros assuntos, por meio do qual foram visitados os CRESS do Acre, Amazonas, Amapá e Rondônia;

· Articulação com entidades, movimentos sociais, sindicatos e outros Conselhos Federais nas lutas em defesa das políticas públicas e direitos relacionados à saúde, assistência social, previdência social, educação, habitação, saúde mental, crianças e adolescentes, da democratização da comunicação;

· Permanente articulação com a Abepss e a Enesso e a criação do Fórum Nacional em Defesa do Trabalho e da Formação em Serviço Social durante a Oficina Nacional da Abepss, em novembro de 2017 na cidade de Niterói (RJ);

· Participação em reuniões e audiências públicas na Câmara dos Deputados, em defesa dos interesses da nossa categoria, com destaque para três delas, que foram realizadas juntamente com a Fenasps e outras entidades, como parte da intensa agenda de mobilizações contra a destruição do Serviço Social do INSS;

· Participação no Fórum Nacional de Trabalhadores do Suas e na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro em Brasília;

· Participação em conselhos de controle social, assumindo a defesa de várias pautas ligadas aos direitos humanos de negros e negras, da população LGBT e das mulheres – especialmente no que diz respeito aos direitos reprodutivos e à legalização do aborto.

 

Em 2018, convidamos assistentes sociais e demais interessados nesses debates e ações, para que estejamos juntos/as:
 

· no 1º Seminário sobre Trabalho do/a Assistente Social na Política sobre Drogas e Saúde Mental, a ser realizado em Brasília nos dias 29 e 30 de maio;

· no 2º Seminário Nacional de Assistência Social, a ser realizado nos dias 1º e 2 de agosto, em Fortaleza (CE);

· no 1º Seminário Nacional sobre o Trabalho de Assistentes Sociais na Assistência Estudantil, a ser realizado em Cuiabá (MT) em novembro, nos dias 22 e 23;

· nas assembleias dos CRESS e demais encontros regimentais do Conjunto CFESS-CRESS (Encontros Regionais Descentralizados e 47º Encontro Nacional CFESS-CFESS – Porto Alegre/RS).

 

Despedimo-nos de 2017, reconhecendo as marcas da retirada de direitos da população e de trabalhadores/as brasileiros/as, protagonizadas por esse (des) governo em nome das elites capitalistas.

 

Em 2018, queremos ouvir falar de outras marcas: as marcas da resistência forjada na organização coletiva. Queremos ouvir o som amplificado das vozes das classes exploradas e de assistentes sociais como parte desse imenso contingente. Assim como essas vozes cresceram em 2017, apostamos que continuarão crescendo em 2018 e gritando que não há liberdade, democracia e direitos se a nossa luta cotidiana não for também por outra sociedade. Por tudo isso, desejamos forças redobradas no ano que se aproxima e asseguramos que o CFESS estará presente nessas lutas, com toda a garra de quem sabe que “vitória [não] está perdida, pois é de batalhas que se vive a vida”! (trecho da canção “Tente outra vez” de Raul Seixas).

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020