Terça, 05 de Dezembro de 2017.
Começa a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília (DF)
Ato público marca a abertura. CFESS organiza reunião com assistentes sociais para o dia 6
Carregando...

 

Imagem mostra centro de convenções sendo ocupado por manifestantes em defesa do Suas e dos/as trabalhadores/as e usuários/as da Política de Assistência SocialMomento em que manifestantes ocupam o auditório principal do Centro de Convenções para dizer "Fora Temer" e "não ao desmonte da Política de Assistência Social". O Suas resiste! (fotos: Rafael Werkema/CFESS)

 

 

Começou nesta terça (5/12) a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília (DF).

 

Mais de duas mil pessoas, muitas delas assistentes sociais, participam do evento, talvez com uma grande pauta em comum: organizar estratégias e contribuir para a resistência ao desmonte que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) vem sofrendo pelo governo ilegítimo de Temer.

 

O CFESS, com o mote “Sem orçamento público não tem assistência social, trabalhadores/as e usuários/as”, marca presença na Conferência, reafirmando a defesa da Seguridade Social, da política de assistência social, do Suas e do trabalho com direitos para assistentes sociais e para outras categoria que compõem o Suas!

 

“Defendemos a política de assistência social inserida no âmbito da seguridade social, com base nos preceitos da Constituição Federal de 1988, nos documentos e debates consolidados pelo Conjunto CFESS-CRESS. Uma política que seja efetivamente dever do Estado e direito do/a cidadão/ã brasileiro/a”, enfatizou a presidente do CFESS, Josiane Soares. Além dela, outras oito conselheiras participam da Conferência, fortalecendo a representação da categoria no evento.

 

O CFESS também tem um estande no evento, distribuindo o CFESS Manifesta lançado especialmente para a 11ª Conferência, adesivos e outros materiais de orientação profissional, que dão visibilidade ao Serviço Social brasileiro.

 

Ato em frente ao Centro de Convenções, em Brasília (DF), com trabalhadores/as e usuários/as do Suas 

 

Ato contra o desmonte do Suas e a reforma da previdência

Enquanto acontecia a leitura do regimento interno da Conferência, o Fórum dos/as Trabalhadores/as do Suas (FNTSUAS), juntamente com as entidades que o compõe, como o CFESS, organizou um ato em frente ao Centro de Convenções de Brasília, local da Conferência.

 

Com placas e cartazes com diferentes palavras de ordem, como “Pelo fim da retirada de recursos da Seguridade Social”, “Não à precarização do trabalho no Suas”, “Proteção Social para todos/as”, “Pela efetivação dos direitos socioassistenciais”, “Não ao primeiro-damismo”, entre outras, delegados/as da Conferência, trabalhadores/as e usuários da política de Assistência Social protestaram contra o governo ilegítimo e seus ataques aos direitos sociais.

 

Imagem mostra preparação do grupo antes de entrar e interromper leitura do Regimento Interno

Grupo se prepara para levar o ato político para dentro da Conferência

 

O grupo, que até então manifestava do lado de fora do local do evento, chegou a entrar no auditório e, com apoio de todos/as os/as participantes da Conferência, interrompeu leitura do regimento interno por alguns minutos para reafirmar que a Conferência será de “resistência e luta dos/as trabalhadores/as e usuários/as em defesa do Suas”. O auditório entoou o grito de “Fora Temer”.

 

“A defesa da política de assistência social é uma das bandeiras de luta de assistentes sociais no Brasil, além de um importante espaço de atuação profissional. Não vamos nos calar diante de retrocessos diários que esta e outras políticas vêm sofrendo, a mando deste governo ilegítimo”, afirmou a Daniela Castilho, conselheira do CFESS. Ela criticou os recentes cortes do governo que afetam diretamente os serviços e benefícios socioassistenciais, conforme nota já divulgada pelo Conselho Federal recentemente.

 

Após a leitura do regimento interno, não houve mesa de abertura oficial para saudação dos/as participantes, o que é bem característico de um governo que se recusa a escutar a voz da população. Em seguida, Frei Beto ministrou a palestra magna da Conferência, analisando a conjuntura temerosa que o país enfrenta.

 

Foto mostra auditório tomado por participantes gritando

Ato ocupa a Conferência e conta com apoio de todos/as os/as participantes

 

Paralelamente a isso, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) anunciavam, também em Brasília, uma greve de fome como forma de protesto à ‘Reforma’ da Previdência. Elas solicitavam audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e com o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

 

Muitas outras atividades e manifestações pelo Brasil marcaram esta terça-feira, Dia de Mobilização contra a ‘Reforma’ da Previdência.

 

Foto mostra leitura do Regimento Interno interrompida. Centenas de placas com palavras de ordem em defesa dos direitos sociais foram levantadas

Ato ocupa a Conferência e conta com apoio de todos/as os/as participantes

 

Reunião com assistentes sociais

O CFESS está convidando assistentes sociais presentes na 11ª Conferência para participarem de uma reunião nesta quarta-feira (6/6), às 18h, no auditório Planalto, do Centro de Convenções, com informes gerais sobre a Conferência, sobre a agenda do CFESS, e para discutir os impactos no trabalho da categoria e pensar estratégias de resistência e mobilização.

 

Procure o estande do CFESS para outras informações.

 

Imagem mostra ilustração de pessoas de vários gêneros e raças tentando sustentar a palavra Suas Material lançado pelo CFESS para a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social (arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

 

Leia o CFESS Manifesta da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social

 

Leia também a nota conjunta do CFESS e Fenasps com um alerta sobre o BPC, que está em risco

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

 
Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.