Segunda, 28 de Agosto de 2017.
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado em 29 de agosto
Conselho lança 'CFESS Manifesta' especial para a data
Carregando...
Imagem mostra ilustração de duas mulheres lésbicas trocando carícias e um arco-íris em formato de casa
Arte: Rafael Werkema
 
A data de 29 de agosto marca o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. "São tantos temas e situações que afetam as mulheres que amam e se relacionam com outras mulheres, que, para dar destaque a essa data, escolhemos dialogar com assistentes sociais e com a sociedade sobre a família das mulheres lésbicas e de toda a população de gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT)". É o que diz o trecho inicial da edição do CFESS Manifesta, elaborado especialmente para a data.
 
O texto faz um balanço da situação atual dos direitos de LGBTs no Brasil, relacionando o papel do Serviço Social na questão. E afirma: "assistentes sociais trabalham cotidianamente nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais com a população LGBT e com as expressões da discriminação. Portanto, devem desenvolver mecanismos para enfrentar qualquer impedimento no acesso aos direitos, bem como para processar mudanças no padrão sociocultural heteronormativo que segrega e promove violência contra este segmento da população".
 
Além disso, o CFESS Manifesta do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica traz dados oficiais sobre as graves violações de direitos humanos sofridas pela população LGBT no país. "Estima-se que, a cada 25 horas pelo menos, uma pessoa LGBT morre em nosso país. Importante considerar que esta média representa apenas o percentual de homicídios que foram noticiados e que existe, portanto, um número ainda maior de pessoas atingidas pelo ódio e pela LGBTfobia", destaca outro trecho do informativo.
 
 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.