Terça, 21 de Fevereiro de 2017.
Entidades debaterão a graduação à distância na área da saúde
CFESS marcará presença em evento promovido pelo CFF, nesta sexta-feira
Carregando...

Arte do evento promovido pelo CFFDivulgação/CFF
 

Faz alguns anos que o CFESS e os conselhos profissionais da área da saúde questionam o descompromisso das instituições de ensino superior que ofertam os cursos de graduação na modalidade à distância (EaD), bem como o descompromisso do Ministério da Educação (MEC) com o acompanhamento e a fiscalização do funcionamento desses cursos. Para debater a questão e pensar novas estratégias, o CFESS participará do Encontro das profissões da saúde para debater o ensino a distância na graduação, no dia 24 de fevereiro, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em Brasília (DF).

 

O próprio Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS ou Conselhinho), que representa os 14 Conselhos da Área - Biomedicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia – já se posicionou em 2011, afirmando que "a área da saúde, pelas suas peculiaridades e características de integração com o ser humano, não se identifica com a modalidade de ensino à distância" (clique aqui e relembre). 
 

A coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Erlenia Sobral, que participará do evento no dia 24, explica que a crítica do Conjunto CFESS-CRESS não se dirige a trabalhadores, trabalhadoras e estudantes do EaD. “Nosso objetivo é fortalecer e provocar o debate sobre a política de ensino superior no Brasil. Avaliamos que esta política não garante o acesso ao ensino superior presencial, público, laico e gratuito para toda a população brasileira. Temos, com frequência, denunciado os problemas e irregularidades detectadas nos levantamentos realizados pelos CRESS em diversos cursos EaD em Serviço Social”, completa a conselheira do CFESS.

 

O seminário e os debates ampliados sobre a precarização da graduação via modalidade EaD  revelam que esta preocupação não é exclusiva do CFESS, mas um posicionamento político coletivo de todos os Conselhos da área da saúde. Eles defendem uma formação de qualidade, tendo em vista os direitos de todos e todas. Direitos não só de estudantes que querem  acessar o ensino superior, como também dos/as usuários/as que acessam os serviços prestados pelos/as profissionais formados/as.

 

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, explica que o conselho propôs e o FCFAS encampou a ideia de realizar a discussão, para agregar todas as profissões em torno de propostas e encaminhamentos comuns. “Trata-se de um tema complexo, que exige discussão aprofundada e a união de todas as profissões, para que possamos levar a termo o melhor resultado”, destacou.

 

Você pode participar do evento, cujas vagas são limitadas. Ele ocorrerá em Brasília (DF) no dia 24 de fevereiro e as inscrições podem ser feitas clicando aqui

 

Participe do evento! Clique aqui e faça sua inscrição  

 

Com informações do CFF

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.