Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 09 de Fevereiro de 2017.

Projeto reúne trabalhadores/as e gestão do CFESS durante dois dias
Objetivo foi refletir e aprimorar procedimentos e estratégias no trabalho

Imagem dos funcionários do CFESS reunidos para o projetoProjeto reuniu trabalhadores/as do CFESS durante dois dias (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Há alguns anos, o Conselho Federal deu início ao projeto CFESS na Estrada, que traz a ideia de que o Conselho conheça de perto a rotina dos Regionais em todo o país, bem como possa debater os desafios e estratégias na atuação dos CRESS e Seccionais. Foi nesse sentido que a gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017) realizou, nos dias 6 e 7 de fevereiro, um momento de debate com trabalhadores/as do Conselho. Coordenaram a atividade as conselheiras do CFESS Esther Lemos e Sandra Teixeira e o conselheiro Maurílio Matos.

 

O objetivo foi reunir os/as funcionários/as do CFESS e promover um espaço de interação entre os diversos setores, refletir sobre os procedimentos de trabalho e pensar novas estratégias para  fortalecer e aprimorar o desempenho dos/as profissionais nas atividades realizadas no CFESS. Dentre os assuntos debatidos, houve questões jurídicas, contábeis, licitações e contratos, comunicação, ética, além de uma explanação sobre a função precípua e a história do Conjunto CFESS-CRESS, realizada pelo presidente, Maurilio Matos.

 

Segundo a conselheira Sandra Teixeira, coordenadora da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS,  o momento foi de extrema importância para o fortalecimento da gestão do trabalho participativa e democrática no Conselho.  “Trata-se de um momento privilegiado para dialogar sobre a natureza, princípios e objetivos do CFESS, de modo que os/as trabalhadores/as possam apreender a relevância de suas atividades no conjunto dos objetivos e atividades do Conselho. Trata-se ainda de um espaço para construir o aprimoramento de atividades, procedimentos administrativos e fluxos de trabalho. Sem dúvida, é mais uma atividade do CFESS sintonizada com a gestão do trabalho e a qualidade dos serviços prestados à categoria de assistentes sociais e à sociedade”, explicou a conselheira.

 

Imagem da conselheira do CFESS Esther Lemos sistematizando os desafios encontradosConselheira do CFESS Esther Lemos (em pé) listou os desafios encontrados pelos/as funcionários/as (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Para o assistente técnico-administrativo Gleyton Carvalho, a experiência só trará ganhos para o CFESS. “Com esse projeto, a diretoria deu, aos/às trabalhadores/as do CFESS, a oportunidade de conhecer os fluxos e procedimentos de todos os outros setores e saber mais sobre a história do próprio Conselho. Além disso, pudemos opinar e propor mudanças, o que certamente trará melhorias não só para o nosso trabalho, mas também para os/as novos/as funcionários/as que vêm aí”, avaliou. 

 

A assessora especial do CFESS, assistente social Zenite Bogéa, falou também da agenda política da entidade e considerou a iniciativa da direção do CFESS fundamental. “Esse espaço possibilitou repensarmos e refletirmos sobre cada espaço e processos de trabalho que executamos aqui.

Reafirmamos também a importância da atuação coletiva e vimos como é essencial romper com a alienação do trabalho, o que o CFESS nos possibilita fazer”, completou a assessora.

 

Ao final da atividade, que terá continuidade em abril, a conselheira Esther Lemos sistematizou os principais pontos debatidos e organizou a criação de grupos de trabalho internos, que se reunirão até a próxima edição do projeto, para construir propostas de fluxos e procedimentos de trabalho. 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823

Assessoria de Comunicação
[email protected]