Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 23 de Novembro de 2016.

Congressos internacionais de Serviço Social já estão marcados para 2017
Eventos ocorrerão em Costa Rica e na Espanha em julho e outubro, respectivamente

Imagem do site do evento na Costa RicaRecorte da imagem do site do Congresso em Costa Rica 

 

Um dos princípios que embasam o Código de Ética do/a Assistente Social é a defesa intransigente dos direitos humanos.  É nesse sentido que o CFESS vem fortalecendo as relações internacionais com entidades representativas do Serviço Social em outros países, em especial na América Latina e Caribe.


Nessa direção, vale destacar alguns eventos já programados para 2017. Na capital da Costa Rica (San José), de 19 a 21 de julho de 2017, ocorrerão o 10º Congresso Nacional e o 7º Congresso Internacional de Serviço Social, realizados pelo Colégio de Assistentes Sociais da Costa Rica, que neste ano completará 50 anos. Quem tiver interesse tem até 30 de novembro de 2016 para enviar trabalhos. Na programação, haverá conferências de assistentes sociais docentes do Brasil (clique para acessar o site do evento).
 

Já na cidade de Mérida (Espanha), de 19 a 21 de outubro de 2017, ocorrerão o 13º Congresso Estadual e o 1º Congresso Ibero-Americano de Serviço Social, realizado pelo Conselho Geral de Serviço Social daquele país (clique aqui para mais informações).
 

A vice-presidente do CFESS, Esther Lemos, convida os/as assistentes sociais do Brasil e enviarem trabalhos e participarem dos debates internacionais.“Nos últimos anos, o aumento da participação de assistentes sociais brasileiros/as tem sido expressivo nos eventos internacionais. Destacamos a histórica presença nos eventos na América Latina e Caribe e, para 2017, a articulação Ibero-Americana. Nosso objetivo é avançar na socialização de experiências, pesquisas e  intercâmbio  profissional, com vistas ao fortalecimento dos princípios ético-políticos que defendemos.”

 

Imagem da arte do evento da EspanhaArte: divulgação
 

CFESS divulga pronunciamentos de entidades internacionais
O Conselho Federal também se articula com as organizações políticas do Serviço Social na América Latina e Caribe. Na região, as entidades que representam a dimensão do exercício profissional são a Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits) e o Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats). Já a dimensão da formação profissional fica a cargo da Associação Latino-americana de Pesquisa e Ensino de Serviço Social (Alaeits).
 

“A articulação destas entidades na região tem sido construída ao longo dos últimos anos e tem se fortalecido tanto internamente, no fortalecimento da profissão, quanto externamente, nos posicionamentos para a sociedade”, explica Esther Lemos.
 

Assim, na direção da defesa dos direitos humanos, o CFESS divulga à categoria dois pronunciamentos das organizações da região. Um deles expressa o repúdio ao assassinato de líderes camponeses em Honduras (clique aqui para acessar). O outro documento traz um posicionamento das entidades da América Latina e Caribe em apoio aos/às profissionais da Colômbia que defendem uma concepção ampliada da profissão e sua não restrição à área da Saúde e Bem-Estar (leia aqui o documento).
 

“Este pronunciamento destaca a construção da região no debate sobre a Definição de Serviço Social, processo no qual o Conjunto CFESS-CRESS e a categoria no Brasil tiveram participação ativa”, explica a vice-presidente do CFESS. Em março de 2012 o CFESS sediou, no Rio de Janeiro (RJ), o Workshop sobre a Definição de Serviço Social, contando com a pactuação de oito países em torno da definição construída (acesse aqui o documento aprovado no evento).
 

Colacats reúne 15 países
O Comitê Latino-Americano,  criado em 2013, definiu, em seu estatuto, o Serviço Social a partir da concepção aprovada no workshop  de 2012 no RJ, sendo atualmente referência para 15 países: Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Colômbia, Costa Rica, Granada, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá,  Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai.
 

Até julho de 2017, o CFESS participa da coordenação do Colacats e tem trabalhado conjuntamente no fortalecimento das entidades representativas da categoria na América Latina e Caribe, no âmbito do exercício e da formação profissional, ampliando na construção da articulação Ibero-Americana.
 

Leia também:

 

Fits América Latina/Caribe e Colacats divulgam nota sobre a situação política da região

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]