Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 07 de Outubro de 2016.

Pelos direitos da pessoa idosa!
CFESS Manifesta traz reflexões sobre a condição de envelhecimento de nossa população

Imagem mostra ilustração de pessoa idosa gritando por direitosArte: Rafael Werkema/CFESS

 

 

Neste mês de outubro, o CFESS traz reflexões sobre a condição de envelhecimento da população brasileira, em decorrência do Dia Nacional e Internacional do/a Idoso/a, celebrado em 1º de outubro.

 

"Falamos de quem tem parte de sua história de vida dedicada à produção material e social da riqueza, da qual toda a sociedade usufrui, mas nem sempre retribui com políticas de proteção social. São histórias de vida dilaceradas pela condição alienada de trabalho, condicionadas ainda por determinações sociais que qualificam a forma de envelhecer. Tornar-se velho, embora seja uma condição humana própria da existência, não pode ser avaliado de forma abstrata, sem o recorte concreto das condições de vida", diz trecho do CFESS Manifesta.

 

Assistentes sociais lidam cotidianamente na prática com esta população, num contexto em que cresce o corte de políticas públicas. Cortes e intenções históricas de cortes reiteradamente anunciados, ideologicamente trabalhados, que, mais do que nunca, tensionam as históricas relações concretas de solidariedade entre gerações da classe trabalhadora e que hoje ameaçam futuras condições mínimas de aposentadoria, avançando contra os direitos trabalhistas e previdenciários conquistados.

 

Leia o CFESS Manifesta do Dia Nacional e Internacional do/a Idoso/a

 

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732

Assessoria de Comunicação
[email protected]