Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 22 de Julho de 2016.

CFESS debate novas estratégias em defesa das 30 horas para assistentes sociais
Conselho se reúne com representantes do Sinasefe Nacional, em Brasília

Imagem da reunião entre o CFESS e o Sinasefe Nacional, em Brasília Foto: Mario Junior/Sinasefe Nacional

 

Nesta quarta-feira (20/7), a conselheira do CFESS Solange Moreira, acompanhada da assessora jurídica Sylvia Terra e da assessora especial Cristina Abreu, se reuniu com representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe Nacional), em Brasília (DF). Na pauta, a regulamentação e cumprimento, pelo governo federal, da lei 12.317/2010, que determinou as 30 horas de trabalho semanais sem redução salarial para assistentes sociais.

 

A implementação da normativa vem sendo negada pelo governo federal, respaldado por uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), que entende ser esta lei aplicável apenas aos/às trabalhadores/as regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não pelo regime estatutário.

 

Diante disso, as duas entidades (CFESS e Sinasefe) decidiram por acionar juridicamente o governo federal, por meio de uma ação a ser construída coletivamente pelas respectivas assessorias jurídicas. Além disso, o CFESS e o Sinasefe irão solicitar uma audiência com representantes do Mpog, já para o mês de setembro.

 

A conselheira do CFESS Solange Moreira avalia que este será mais um passo na luta contra a regressão de direitos da classe trabalhadora e contra a precarização das condições de trabalho. “A luta coletiva torna os/as trabalhadores/as mais fortes. Nesse sentido, precisamos garantir que os direitos conquistados sejam efetivamente cumpridos pelo governo e pelos/as empregadores/as”, afirma a conselheira. 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]