Sexta, 22 de Julho de 2016.
CFESS debate novas estratégias em defesa das 30 horas para assistentes sociais
Conselho se reúne com representantes do Sinasefe Nacional, em Brasília
Carregando...

Imagem da reunião entre o CFESS e o Sinasefe Nacional, em Brasília Foto: Mario Junior/Sinasefe Nacional

 

Nesta quarta-feira (20/7), a conselheira do CFESS Solange Moreira, acompanhada da assessora jurídica Sylvia Terra e da assessora especial Cristina Abreu, se reuniu com representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe Nacional), em Brasília (DF). Na pauta, a regulamentação e cumprimento, pelo governo federal, da lei 12.317/2010, que determinou as 30 horas de trabalho semanais sem redução salarial para assistentes sociais.

 

A implementação da normativa vem sendo negada pelo governo federal, respaldado por uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), que entende ser esta lei aplicável apenas aos/às trabalhadores/as regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não pelo regime estatutário.

 

Diante disso, as duas entidades (CFESS e Sinasefe) decidiram por acionar juridicamente o governo federal, por meio de uma ação a ser construída coletivamente pelas respectivas assessorias jurídicas. Além disso, o CFESS e o Sinasefe irão solicitar uma audiência com representantes do Mpog, já para o mês de setembro.

 

A conselheira do CFESS Solange Moreira avalia que este será mais um passo na luta contra a regressão de direitos da classe trabalhadora e contra a precarização das condições de trabalho. “A luta coletiva torna os/as trabalhadores/as mais fortes. Nesse sentido, precisamos garantir que os direitos conquistados sejam efetivamente cumpridos pelo governo e pelos/as empregadores/as”, afirma a conselheira. 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.