Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 07 de Julho de 2016.

Assistentes sociais marcham em defesa do SUS, da seguridade social e da democracia
CFESS marca presença em manifestação que parou a Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Imagem de conselheiros do CFESS, representantes da Abepss, da Enesso e do CRESS-MG na marcha em BrasíliaConjunto CFESS-CRESS, Abepss e Enesso estiveram na marcha, em Brasília (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Assistentes sociais se somaram, nesta quarta-feira (6/7) a outros/as milhares de profissionais, dentre enfermeiros/as, nutricionistas, psicólogos/as, farmacêuticos/as, para caminhar pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), durante a “Marcha em defesa do SUS, da seguridade social e da democracia”, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), do qual o CFESS é integrante.

 

Representado pelo conselheiro Maurilio Matos e pelas conselheiras Alessandra Souza, Daniela Castilho e Erlenia Sobral, o CFESS levou a mensagem do Serviço Social ao ato, que registrou a presença de cerca de duas mil pessoas. Movimentos sociais, entidades defensoras da saúde pública e da assistência social caminharam durante toda a manhã até o momento final, no gramado do Congresso Nacional.

 

O CFESS também produziu cartazes e distribuiu aos/às participantes da manifestação, com algumas das pautas de luta do Serviço Social: em defesa da seguridade social pública e estatal, contra o racismo, pela democratização da mídia, contra a homofobia, em defesa do SUS público e universal, dentre outras mensagens.

 

Conselheira do CFESS Daniela Castilho no carro de som, durante a marchaConselheira do CFESS Daniela Castilho subiu no carro e levou a mensagem do Serviço Social (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

“A luta pelo fortalecimento e ampliação dos direitos da classe trabalhadora é, historicamente, uma pauta do Serviço Social brasileiro, bem como a defesa da democracia no Brasil. Por isso, somos defensores/as históricos/as da seguridade social e, mais uma vez, voltamos às ruas, pois não podemos compactuar com um governo ilegítimo, que age pela regressão dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras e de toda a população de nosso país”, explica o presidente do CFESS, Maurílio Matos.

 

A marcha, que reuniu trabalhadores/as, usuários/as, gestores/as e movimentos sociais, protestou ainda contra o subfinanciamento e a retirada de recursos do orçamento da saúde e da seguridade social, denunciando o desmonte feito pelos últimos governos e acelerado em pouco tempo do governo do presidente interino Michel Temer.

 

CFESS reafirma defesa do SUS e da Seguridade
É nesse sentido que a participação histórica de assistentes sociais na construção da política de assistência social como política de direito, rompendo as concepções baseadas no favor e na benesse, como parte do Sistema de Seguridade Social, constitui-se um patrimônio para a categoria em seu compromisso ético-político na luta contra a desigualdade social no país.

 

Durante o ato na Esplanada, a conselheira do CFESS Daniela Castilho subiu ao carro de som que conduziu a manifestação, para reafirmar a luta do Serviço Social brasileiro. “Queremos dizer que o Conselho Federal tem atuado na defesa da seguridade social enquanto política pública estatal e universal. Conclamamos os/as trabalhadores/as da assistência social e se unir aos/às da saúde e das demais políticas, como aliança estratégica de mobilização e luta contra esse governo ilegítimo”, afirmou a conselheira.    

Imagem do grupo do CFESS com o boneco de Darcy Ribeiro Movimentos levaram ainda um boneco do educador Darcy Ribeiro (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]