Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 14 de Março de 2016.

Dia Mundial do Serviço Social é celebrado nesta terça-feira, 15/3
Data foi instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits), da qual o CFESS é associado

Cartaz elaborado pela Fits para o Dia Mundial do Serviço Social 2016Cartaz elaborado pela Fits

 

Na terceira terça-feira de março, foi instituído o Dia Mundial do Serviço Social. A data, que em 2016 cai nesta terça, 15 de março, foi criada pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits). Neste ano, o tema da comemoração define que “As sociedades prosperam quando a dignidade e direitos de todos os povos são respeitados”. O slogan divulgado traz a seguinte mensagem: “Assistentes Sociais para uma Humanidade Unida”.

 

Para a data, a Fits produz um cartaz, que é divulgado em uma série de idiomas, dentre eles o português (clique aqui e confira). O tema deste ano baseia-se nos princípios da Agenda Global para o Serviço Social e Desenvolvimento Social. Cada um dos cinco temas da agenda global é executado por dois anos e 2016 é o segundo ano com o tema “Promoção da dignidade e no valor dos Povos” (para conhecer o documento, clique aqui).

 

No site da Fits, que trata do Dia Mundial do Serviço Social 2016, também é possível consultar uma agenda de eventos na área em várias partes do mundo. Um importante evento que ocorre em junho de 2016, e que o CFESS tem divulgado desde o ano passado, é a Conferência Mundial de Serviço Social, que será realizada em Seul/Coreia do Sul (clique para saber mais).

 

"É importante destacar a ampliação da participação dos/as assistentes sociais brasileiros/as nos eventos internacionais, com apresentação de trabalhos, socializando experiências e o resultado de pesquisas na área.  Esta tem sido uma forma de avançarmos além de nossas fronteiras na defesa da concepção de Serviço Social que fundamenta o projeto ético-político profissional", destaca a vice-presidente do CFESS, Esther Lemos. 

 

Fits divulga vídeo

Mundialmente, a Fits está organizada em presidências regionais. A presidência para a América Latina e Caribe está sob a coordenação da assistente social Silvana Martinez (Argentina), tendo como vogal o assistente social Rodolfo Martinez (Uruguai).

 

Em referência ao Dia Mundial do Serviço Social, Silvana afirma que “a história nos demonstra que as conquistas sociais sempre foram produto das lutas coletivas". Assista abaixo ao vídeo:

 

 

Bandeiras de Luta

O  44º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado de 4 a 7 de setembro de 2015 no Rio de Janeiro (RJ), aprovou o documento “Bandeiras de Luta”, contendo a agenda política do Serviço Social brasileiro nos últimos anos. "Este documento é instrumento na luta cotidiana que os/as assistentes sociais, nos diferentes espaços de trabalho, têm realizado, e visa ao seu fortalecimento", completa a conselheira do CFESS. Clique aqui para acessar o documento

 

"O Serviço Social brasileiro se soma à luta internacional contra toda forma de exploração, dominação e restrição de direitos. Nesta direção, mantém a crítica à sociedade de classes, que engendra em si mesma as contradições que se expressam em todas as formas de desigualdade, nacional e internacionalmente", conclui Esther Lemos.

 

Faça o download do cartaz do Dia Mundial do Serviço Social da Fits 2016

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]