Sexta, 04 de Dezembro de 2015.
Recadastramento nacional obrigatório de assistentes sociais começa em 1º de março de 2016
Campanha ‘Viva sua Identidade’ também divulgará o novo documento de identidade profissional
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Recorte do cartaz de divulgação da Campanha de Recadastramento Nacional Obrigatório de Assistentes SociaisEm breve, o cartaz e o site oficial da campanha de recadastramento (arte: Frisson Comunicação) 

 

A partir de 1º de março de 2016, assistentes sociais de todo o Brasil deverão se recadastrar no CRESS em que estiverem com inscrição ativa, momento em que poderão participar da pesquisa sobre o perfil profissional e optar pela emissão do novo documento de identidade profissional. Este é o prazo previsto na Resolução CFESS nº 727/2015, que altera a Resolução CFESS nº 696/2014.

 

A prorrogação justifica-se pela necessidade de sincronia entre diferentes organizações para efetivação desta ação, desde o desenvolvimento de novos sistemas à alteração do processo de trabalho, bem como treinamento para o conjunto de trabalhadores/as dos respectivos CRESS.

 

O recadastramento é simples, obrigatório e será feito online, pela internet. Para participar, assistentes sociais terão até 31 de dezembro de 2016 para acessar o sistema online da campanha ‘Viva sua identidade’, que será disponibilizado na página do CRESS, e fornecer as informações necessárias.

 

Além de fornecer as informações, o/a assistente social, no momento do recadastramento, será convidado/a a preencher um questionário referente à Pesquisa sobre o Perfil da/o Assistente Social e Realidade do Exercício Profissional. Esta etapa é opcional, mas fundamental para subsidiar e fortalecer as ações do Conjunto CFESS-CRESS na defesa do exercício profissional, que sofre cotidianamente com a precarização dos serviços públicos, com a banalização da vida social e com a deterioração das condições e relações de trabalho.

 

“A ideia é atualizar os dados de toda a categoria e o perfil de assistentes sociais, para melhor conhecer a realidade do exercício profissional no Brasil e aprimorar a comunicação do Conjunto CFESS-CRESS com os/as profissionais, bem como oferecer maior segurança ao documento de identidade profissional”, relata a coordenadora da Comissão Administrativo-financeira do CFESS, Sandra Teixeira.

 

Novo documento de identidade profissional (DIP)
A partir do dia 1º de março de 2016, assistentes sociais que realizarem inscrições nos CRESS/Seccionais receberão o novo documento de identidade profissional, que será um cartão com chip, para trazer mais segurança e adaptação à nova realidade tecnológica.

 

Esther Lemos mostra o novo documento de identidade profissional da categoria, que será lançado em breve (foto: Diogo Adjuto/CFESS)Conselheira do CFESS Esther Lemos mostra o novo documento de identidade profissional da categoria durante o 44º Encontro Nacional (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Para quem já tem inscrição ativa no CRESS, a substituição pelo novo documento profissional é opcional. Quem tiver interesse poderá, após realizar o recadastramento pela internet, imprimir o formulário, assinar no local especificado e encaminhá-lo, pelos Correios, ao endereço indicado, juntamente com uma foto 3x4 e o comprovante do pagamento da taxa de emissão do documento.

 

Em breve, estará disponível o site oficial da campanha ‘Viva sua Identidade’.

 

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