Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 11 de Novembro de 2015.

CFESS manifesta apoio à professora da PUC-SP Bia Abramides
Em nota pública, Conselho critica a onda conservadora e reacionária que tem se expressado no país

Imagem da professora Bia Abramides durante o Seminário Sindical, realizado em 2012Imagem da professora Bia Abramides durante o Seminário de Serviço Social e Organização Sindical, realizado em 2012 (foto:Diogo Adjuto/CFESS)

 

SOMOS TODOS/AS  BIA ABRAMIDES

 

O CFESS registra seu apoio à assistente social e professora Bia Abramides. Esta lutadora de referência na nossa profissão vem sofrendo assédio e ameaças por seu apoio ao professor Mauro Iasi (clique aqui e leia a nota do CFESS). A mesma perspectiva ultraconservadora e fascista que nos ronda, em especial nos últimos tempos, evidencia a urgência de enfrentarmos coletivamente a cultura como campo de batalha, como afirma Alvaro Bianchi (2015/Blog Junho).

 

Este nos lembra que é também nesse campo que as correntes tradicionalistas, conservadoras, liberais e fundamentalistas ganham força e aparentemente dão as cartas nos últimos tempos, constituindo um sistema de significações que substitui a autonomia pela heteronomia e a emancipação pela sujeição. É o que legitima atacar qualquer questionamento à exploração e opressões naturalizadas no sistema capitalista e agora violar os direitos humanos e a nossa histórica conquista da liberdade de expressão.

 

Contextualizar e enfrentar essa ofensiva reacionária serve para que não encaremos a situação agora ocorrida com Bia Abramides como um ato isolado ou de perseguição individual. Esta situação é ponta de expressão do conjunto de ataques direcionados para as bandeiras e lutas históricas da classe trabalhadora, em que é preciso calar vozes de lutadoras e lutadores que se insurgem contra as injustiças naturalizadas do sistema e denunciam a falência gritante e escancarada da sociedade burguesa em suas promessas civilizatórias de bem-estar social.

 

Lutadores e lutadoras como Bia Abramides não estão sozinhos/as e, por isso, nossa reação é coletiva e é forte, e está no contexto também de disputar os conflitos de classe no campo da cultura e nos quatro cantos deste país. Queiram ou não,  continuaremos com nossas denúncias, nossas lutas pela manutenção de nossas conquistas históricas de direitos humanos e sociais e avançaremos em construir uma outra sociabilidade.

 

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014/2017)

 

Veja também:

 

Participantes da Oficina Nacional da Abepss declaram apoio