Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 17 de Junho de 2015.

Conjunto CFESS-CRESS em movimento nas relações internacionais: vem aí o Congresso Internacional de Serviço Social
Em reunião do Colacats, entidades profissionais da América Latina e Caribe debatem sobre o evento e projetos do Comitê para a região em 2015 e 2016

Imagem da reunião do Colacats em São PauloReunião do Colacats em São Paulo contou com participantes por videoconferência (foto: Diogo Adjuto)

 

No período entre 29 e 31 de outubro de 2015, ocorrerá o 2º Congresso Internacional de Serviço Social de Porto Rico, com o tema “O direito à saúde e às políticas sociais: desafios para o Serviço Social”, realizado pelo Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico (CPTSPR). O evento será realizado após a 4ª Reunião da América Latina e Caribe da Federação Internacional de Trabalho Social (Fits) e do Comitê Latino-Americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Trabalho Social (Colacats), que ocorrerá nos dias 27 e 28 de outubro, também em San Juan (Porto Rico).

 

As inscrições para participação no evento estão abertas e, conforme apresentado pela comissão organizadora na reunião, é grande o número de assistentes sociais do Brasil, que tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação. Este é um dos objetivos do Conjunto CFESS-CRESS no trabalho que vem sendo realizado no âmbito das relações internacionais: contribuir no intercâmbio e socialização do conhecimento produzido por assistentes sociais na América Latina e Caribe.

 

Com o objetivo de sistematizar pontos referentes à organização dos eventos, além dos projetos para a gestão 2014-2017, representantes do Colacats se reuniram em São Paulo (SP) no dia 13 de junho. Além das conselheiras do CFESS Esther Lemos e Sandra Teixeira, a quem cabe a coordenação do Colacats neste período, participaram da reunião a presidente da Fits para América Latina e Caribe e representante da Faapss/Argentina, Silvana Martinez;  o representante da Adasu/Uruguai, Rodolfo Martinez, vogal da presidência da Fits para América Latina e Caribe. Por videoconferência, os representantes do CPTSPR,  que assumiram  a secretaria do Colacats, Larry Rodríguez e Miguel Pabón,  além de Esterla Cortez coordenadora da pesquisa sobre as condições de trabalho nos países que compõem o comitê.

 

Também constaram da pauta da reunião assuntos como as eleições da Fits em junho/2016 cuja assembleia acontece antes da Conferência Mundial de Serviço Social, que ocorrerá em Seul (Coreia do Sul), o estudo sobre as condições de trabalho de assistentes sociais na região,  o site do Colacats, que está em fase de produção e será lançado no evento em Porto Rico, além do Seminário Nacional sobre Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios, que ocorrerá em 2016 no Brasil, organizado pelo Conjunto CFESS-CRESS.  

 

A conselheira do CFESS Esther Lemos avalia que a aliança entre entidades de Serviço Social na região tem o intuito de fortalecer a profissão na América Latina e Caribe, proporcionando debates coletivos e marcando presença nos espaços internacionais com unidade política. “Vamos juntos e firmes consolidando nossa articulação latino-americana e intercâmbio profissional, construindo mediações concretas do projeto ético-político do Serviço Social neste tempo de luta e resistência”, conclama a conselheira.

 

Acesse o site do evento em Porto Rico e saiba como participar

 

Conheça  o site da Conferência Mundial de Serviço Social 2016

 

Conjunto CFESS-CRESS representado na Convenção de Solidariedade a Cuba
Nas deliberações do 43º Encontro Nacional, no eixo das Relações Internacionais,  uma das deliberações foi de  “Fomentar o debate e a participação nas convenções regionais e nacional de solidariedade a Cuba”. 

 

Entre 4 e 6 de junho, a cidade de Recife (PE) recebeu a  22ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O Conjunto CFESS-CRESS foi  representado pela presidente do CRESS-PE, Galba Taciana.  Assistentes sociais de várias regiões do país marcaram presença, o que expressa o “compromisso ético-político pela construção de outra sociabilidade, na defesa dos direitos humanos,  na defesa da universalização da saúde, assistência social e educação, pela liberdade, autodeterminação e solidariedade entre os povos”, direção social expressa na deliberação do Encontro Nacional.

 

Imagem do cubano Gerardo Hernández, um dos libertados da prisão nos EUAO cubano Gerardo Hernández, um dos libertados da prisão nos EUA, participou do evento (foto: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba)

 

A conselheira do CRESS-PE destacou que um dos pontos altos do evento foi a homenagem aos cinco cubanos libertados da prisão nos Estados Unidos no dia 18 de dezembro de 2014, depois de 16 anos de reclusão, dentre os quais Gerardo Hernández Nordelo, cuja presença foi celebrada pelos/as participantes.  O Conjunto CFESS-CRESS apoiou a mobilização pela libertação dos cubanos e continua na defesa intransigente dos direitos, da liberdade e da emancipação humana.

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]