Segunda, 01 de Junho de 2015.
Tropas militares no Haiti: até quando?
Conjunto CFESS-CRESS declara posicionamento contrário às violações dos direitos humanos e ataques à soberania do povo haitiano
Carregando...

Imagem mostra ilustração de soldados brasileiros subjugando a população haitianaArte: Rafael Werkema/CFESS

 

A ocupação militar no Haiti, comandada pelas tropas brasileiras do Exército, completou onze anos neste 1º de junho. A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah) foi iniciada a partir de decisão da Organização das Nações Unidas em 2004.

 

Mas esta não é uma data para ser lembrada com orgulho pela população brasileira. Muito ao contrário disso, é um marco que acaba por envergonhar o Brasil, em função de representar o início de um processo violento e aviltante à soberania do povo haitiano.

 

Longe de se constituir numa atitude humanitária, como querem fazer crer as notícias veiculadas na imprensa brasileira, a presença de tropas militares brasileiras no Haiti é apenas a “ponta de um iceberg”, que camufla um conjunto de interesses políticos e econômicos dos governos e do empresariado brasileiro, gerando graves consequências para a população do Haiti.

 

“Mais de dez anos já se passaram, as condições sociopolíticas e econômicas do Haiti se agravaram com o terremoto de 2010 e o Brasil se mantém firme em seus propósitos originais, embora o cenário internacional não aponte para qualquer êxito em relação a isso. E mais: assiste-se ao governo Federal cortando gastos em várias áreas essenciais do orçamento, sem mencionar qualquer revisão em relação aos valores empenhados nesta missão militar, que não reverbera em absolutamente nada de favorável para a população brasileira, que “paga esta conta” e, muito menos, para a população haitiana” diz trecho do CFESS Manifesta elaborado para o tema.

 

Leia o CFESS Manifesta pela retirada das tropas brasileiras do Haiti

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada – 2014/2017
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732

Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.