Sexta, 23 de Janeiro de 2015.
Não ao capital estrangeiro na Saúde! Pela sobrevivência do SUS Público e Estatal!
Frente contra a Privatização da Saúde divulga duas notas públicas
Carregando...

Arte ilustrativa sobre a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde(arte: Rafael Werkema)

 

O CFESS divulga hoje duas notas elaboradas pela Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, movimento do qual o Conselho Federal é integrante. Em uma delas, a Frente se posiciona a respeito do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 259/2009, que trata da participação de capital estrangeiro na assistência à Saúde. A segunda traz explanações sobre o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 358/2013, conhecida como a PEC do orçamento impositivo.

 

O PLS 259/2009 tenta justificar sua necessidade pela existência de algumas condições estabelecidas em seus artigos, e pelas dificuldades enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no desempenho das ações destinadas a garantir a saúde como direito de todos/as e dever do Estado. No entanto, segundo trechos de uma das notas, “o falso argumento de que o recurso externo pode auxiliar na saúde brasileira, (fortalecendo o privado e aumentando a livre concorrência, aperfeiçoando assim a qualidade do serviço privado e desafogando o setor público), melhorando o atendimento ao “consumidor”, mostra que a emenda se trata de mais um dos vários ataques privatizantes que o Sistema Único de Saúde vem sofrendo nos últimos anos”. 

 

A Frente da Saúde está na luta em defesa da política de saúde e das estratégias de enfrentamento do processo de precarização da saúde pública brasileira. Foi nesse sentido que a segunda nota divulgada, referente à PEC 358/2013, explica que, caso ela seja aprovada no Congresso Nacional, “tudo indica que o cenário futuro para o financiamento do SUS ficará bem distante da necessidade de financiamento para assegurar um sistema universal de saúde”, conforme texto do documento. 

 

Leia a nota “Não à entrada do capital estrangeiro na Saúde”, referente ao PLS 259/2009
 

Confira também o documento “Pela sobrevivência do SUS Público e Estatal! Não à PEC 358/2013”

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.