Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 10 de Dezembro de 2014.

Agenda Assistente Social 2015 poderá ser adquirida a partir de janeiro
Edição discute atribuições, competências e defesa das políticas públicas

Foto mostra imagem da capa da Agenda 2015, em tons de verde-água, figuras humanas coloridas em traços rústicosCapa da Agenda 2015 Assistente Social

 

“Assistente Social: atribuições, competências e defesa das políticas públicas”. Este é o tema da Agenda Assistente Social 2015, que poderá ser adquirida nos CRESS e Seccionais em todo o país a partir do dia 12 de janeiro de 2015. O material será disponibilizado com atraso, em decorrência da série de atividades que o Conselho Federal esteve envolvido este ano, entretanto, continuará com seu formato de almanaque-agenda, servindo não só para organização de atividades diárias, mas também como fonte de pesquisa sobre o exercício profissional. 

 

“As transformações societárias que afetam a vida da classe trabalhadora vêm impondo um constante refletir, resistir e lutar por parte das/os assistentes sociais brasileiras/os no seu trabalho cotidiano. Como instrumento de reflexão, resistência e luta, a Agenda Assistente Social é um espaço de organização e planejamento diário individual daquela/e que a usa, e já está consolidada também como um material crítico de apoio e referência sobre a construção coletiva das ações e posicionamentos ético-políticos da categoria e do Conjunto CFESS-CRESS”, diz trecho da apresentação da Agenda 2015.

 

Seu objetivo é identificar dimensões diversificadas do trabalho da/o assistente social e propor reflexões coletivas sobre as atribuições e competências profissionais que envolvem a categoria e sobre as diversas variáveis empíricas que ela lida no cotidiano, com especial destaque para as demandas da população usuária e respostas profissionais, estas construídas coletivamente em defesa de direitos sociais e políticas universais.

 

“A cada mês, procuramos tematizar o trabalho da/o assistente social, levantando provocações e reflexões, ora relacionadas a uma área de trabalho particular, ora mediadas por atribuições e competências que perpassam nossa ação profissional, e destacando aspectos históricos e contemporâneos que têm sido objeto contínuo de interesse e construção de respostas de assistentes sociais”, explica a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Daniela Neves.

 

“Quais requisições comparecem no cotidiano do nosso trabalho como expressão do tempo presente? Por que o a/o assistente social deve refletir e debater seu trabalho? Que projetos profissionais a categoria está construindo nos diversos espaços ocupacionais? Como construir coletivamente as demandas ao exercício profissional? Quais respostas e lutas são realizadas para garantir direitos da população usuária nos serviços e políticas sociais?”. Estes são apenas algumas das reflexões levantadas pela Agenda 2015.

 

Além das divisórias, o conteúdo foi distribuído também em diversas seções internas, como “Bússola”, “Bandeira de Luta”, “Cultura”, entre outras, que contribuem para as reflexões sobre o fazer profissional.

 

O projeto gráfico da Agenda 2015 traz imagens inspiradas em xilogravuras dos cordéis nordestinos. As ilustrações das divisórias assumem uma linha própria, irrigada de cores e formas, que procura abordar os temas numa perspectiva provocativa, mas também que possibilite reflexões. Se, nas origens da xilogravura, a monocromia é predominante, para a Agenda 2015 as temáticas são expressas numa mistura de tons quentes e frios, que dão mais impacto aos elementos e figuras humanas.

 

Outro ponto que merece destaque é que a agenda  vem articulada ao conjunto de peças de debate e divulgação que o CFESS lançará para as comemorações do Dia da/o Assistente Social de 2015. Além disso, compõe uma das dimensões da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2014-2017), que terá como foco histórico os 80 anos do Serviço Social brasileiro. 
 

 

Como e onde adquirir

A Agenda Assistente Social 2015 será vendida a partir do dia 12 de janeiro, nos CRESS e Seccionais, em dois modelos:

 

Convencional: formato 13x20cm, 368 páginas em papel amarelado, capa dura, marcador de página e wire-o;

 

De bolso: formato 17x8cm, 134 páginas em papel amarelado, capa dura, marcador de página e wire-o.

 

Considerando os custos com a produção e a impressão das agendas 2014, o preço sugerido para venda pelos CRESS será de:

 

- R$ 20,00 (vinte) para a agenda convencional

- R$ 12,00 (doze reais) para agenda de bolso

 

Cabe ressaltar que os CRESS têm autonomia para determinar o valor da agenda.

 

A edição é limitada, sendo que estão sendo produzidos 6.200 exemplares do modelo convencional e 2.500 do modelo de bolso.

 

 

Veja mais imagens da Agenda 2015

 

Fotografia mostra agenda aberta, com páginas com laudas e divisórias coloridas, separando mês a mês

Fotografia mostra agenda aberta, com páginas com laudas e divisórias coloridas, separando mês a mês

Fotografia mostra imagem da Agenda 2015 com um cordel imrpesso

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada – 2014/2017
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732

Assessoria de Comunicação
[email protected]