Sexta, 05 de Dezembro de 2014.
CFESS reafirma posição contrária à regulamentação das comunidades terapêuticas
Conselho Federal participa de audiência pública em Brasília, promovida pelo Conad
Carregando...

Imagem da conselheira do CFESS Valéria Coelho apresentando os argumentos do CFESS contra a regulamentação das comunidades terapêuticasConselheira Valéria Coelho apresentou os argumentos do CFESS durante a audiência pública (foto: Diogo Adjuto)

 

O CFESS defende que o tratamento de pessoas que consomem drogas de forma abusiva, ou que delas criam dependência, deve ser realizado no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), dos hospitais gerais e dos consultórios de rua, conforme deliberado e explicitado nos documentos finais da IV Conferência Nacional de Saúde Mental (2010), na XIV Conferência Nacional de Saúde (2011) e, especialmente, na Lei nº 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica).

 

Foi por isso que o Conselho Federal marcou presença nesta quarta-feira (3) a uma audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), no qual o CFESS tem assento. O objetivo da audiência foi debater as contribuições à minuta de resolução do Conad que objetiva regulamentar as chamadas “comunidades terapêuticas”. O CFESS compareceu, representado pela conselheira Valéria Coelho e pela assessora especial Zenite Bogéa, para reafirmar a posição contrária à regulamentação dessas instituições (clique aqui para ler a com os argumentos apresentados pelo CFESS).

 

A princípio, a minuta de resolução está aberta à consulta pública até o dia 7 de dezembro, prazo que poderá ser prorrogado na semana que vem, quando haverá reunião do colegiado do Conad, que irá deliberar sobre a possibilidade, diante das várias manifestações contrárias à minuta na audiência pública de ontem, a exemplo da Renila, do CRP-DF e do próprio CFESS. As contribuições podem ser enviadas pelos portais do Ministério da Justiça (www.justica.gov.br – consultas públicas) e do OBID, ou ainda pelo e-mail: conad@mj.gov.br.

 

A conselheira do CFESS Valéria Coelho ressaltou o posicionamento do CFESS, reiterando ao Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano (que coordenou a audiência), que a nota elaborada pelo Conselho Federal já havia sido encaminhada com as contribuições do Serviço Social.

 

Clique aqui e leia as contribuições do CFESS ao debate

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.