Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 28 de Outubro de 2014.

Vêm aí as eleições do Conanda, pelos direitos de crianças e adolescentes
CFESS participará do processo e convoca entidades aliadas e fortalecerem a luta

Arte com a imagem de uma criança


Até o dia 31 de outubro, entidades interessadas em fortalecer a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil podem se inscrever para as eleições do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), para o biênio 2015-2016 (acesse aqui o edital).

 

A atual representante do CFESS no Conanda, a assistente social e professora Erivã Velasco, destaca que alguns aspectos inovam a composição do Conanda neste processo, como a composição da sociedade civil, que inclui segmentos que não estavam expressos (diversidade de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, étnico-racial, de nacionalidade, bem como as especificidades das comunidades tradicionais), e o voto aberto.

 

“Este será um exercício importante para o fortalecimento da democracia, reorientando o modo de fazer política, que deve, mais que articular grupos, sustentar projetos de maior amplitude pelos direitos humanos de crianças e adolescentes”, avalia Erivã.

 

O CFESS reafirma sua agenda anual, democraticamente constituída no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, em que estão definidas ações pela garantia de uma política que afirme e amplie direitos humanos de crianças e adolescentes, na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de outros instrumentos jurídico-normativos, nos diversos espaços de controle social, no parlamento e na sociedade.

 

Mobilização
Juntamente com outras entidades aliadas, o CFESS assinou a Carta de Compromisso Político com a Agenda de Mobilização e Incidência pela Infância e Adolescência do Brasil. No documento, as instituições conclamam para a luta pelo fortalecimento dos espaços de atuação e controle social como instâncias de debate e de construção de uma agenda plural, para além dos Conselhos de Direitos. 

 

A ideia é democratizar e ampliar o acesso da sociedade civil a estes espaços de articulação e construção de estratégias por políticas públicas e controle social.

 

Clique aqui e leia a Carta de Compromisso Político 

 

Conheça e curta a fan page da Frente Ampla pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no Brasil no Facebook

 

Leia e divulgue o edital de convocação das eleições do Conanda

 

Conselho Federal de Serviço Social  (CFESS)
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017)
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]