Sabado, 20 de Setembro de 2014.
Brasília recebe o 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS
Evento é o primeiro das novas gestões do Conjunto
Carregando...

Mesa de abertura teve representação da Enesso, do CRESS-DF, do CFESS e da AbepssMesa de abertura teve representação da Enesso, do CRESS-DF, do CFESS e da Abepss

 

No primeiro ano das gestões do Conjunto CFESS-CRESS, o Encontro Nacional, espaço máximo de deliberação, é realizado em Brasília (DF), local de sede do CFESS. Por isso, a capital federal recebe, até este domingo (21), o 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, com o tema Projeto Ético-político do Serviço Social: memória e resistência. O encontro utiliza, de forma inédita, uma nova metodologia, aprovada em 2013,

 

Com cerca de 350 participantes, dentre conselheiros/as dos CRESS e Seccionais, assessores/as, assistentes sociais de base e convidados/as, o evento teve início nesta quinta-feira (18), com a leitura e aprovação do regimento pela conselheira do CFESS Sandra Teixeira e pela conselheira Tanany Reis, do CRESS-PE, anfitrião do evento em 2013.

 

Na mesa de abertura, a representante da Enesso, Letícia Rodrigues, reiterou a importância da aliança entre as entidades representativas do Serviço Social. “Compreendemos que somos, acima de tudo, companheiros na direção de uma luta unificada pelos direitos da classe trabalhadora”, afirmou.

 

Em seguida, a representante da Abepss, Telma Gurgel, reforçou a resistência que se faz necessária diante do avanço do conservadorismo no pais. “Em um contexto de regressão de direitos, de opressão dos movimentos sociais, que esse encontro fortaleça nossa agenda, que sejamos resistentes e que a luta seja imediata!”, conclamou Gurgel.

 

Já a presidente do CRESS-DF, Marlucia Ferreira do Carmo, apontou a importância da aproximação e articulação entre as novas gestões do Conjunto. “Nossa objetivo é construir estratégias de luta diante dos desafios que a realidade atual nos coloca”, disse ela.

 

Para a vice-presidente do CFESS, Esther Lemos, que concluiu a mesa, o Encontro Nacional é um momento fundamental para a construção coletiva das estratégias de ação frente o contexto de crise estrutural do capital. “No marco da renovação nas direções do Conjunto CFESS-CRESS, vamos reafirmar nosso compromisso ético político de defesa da classe trabalhadora, na direção do fortalecimento de nosso projeto profissional”, finalizou a conselheira.

 

Conferência de abertura

Após a mesa, os debates do 43º Encontro Nacional prosseguiram com a conferência O Conjunto CFESS-CRESS na afirmação do projeto ético-político. A primeira a falar foi a assistente social e professora da Universidade de Brasília (UnB), Ivanete Boschetti, que enfatizou a importância do debate crítico diante do avanço de uma ideologia conservadora, de naturalização do capitalismo.

 

“O debate cotidiano é absolutamente fundamental para a construção de estratégias de materialização do projeto ético-político, em um momento marcado pela perseguição do pensamento critico anticapitalista”, avaliou a professora.

 

Conferência contou com palestras do presidente do CFESS, Maurílio Matos e da professora da UnB, Ivanete BoschettiConferência contou com palestras do presidente do CFESS, Maurílio Matos (esq.) e da professora da UnB, Ivanete Boschetti (dir.) - (foto: Rafael Werkema)

 

Para completar as falas da conferencia, o presidente do CFESS, assistente social da Secretaria de Saúde de Duque de Caxias (RJ)e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maurílio Matos, fez um histórico da profissão de assistente social no Brasil, bem como deu um panorama da história do Conjunto CFESS-CRESS. Em seguida, destacou o desafio de afirmação da construção da ética, baseada na defesa dos direitos humanos e nos princípios do projeto ético-político do Serviço Social.

 

“É essencial que fortaleçamos nossas alianças com movimentos sociais, que qualifiquemos nossas comissões permanentes de ética, de modo a construirmos uma agenda afinada com a defesa dos direitos humanos, olhando para a profissão e refletindo sobre a importância da presença e da atuação do serviço social nos diversos espaços que vêm sendo construídos e ocupados pela profissão há mais de 30 anos”, observou o presidente do CFESS.

 

As atividades terminaram, no primeiro dia, com a tradicional chamada das delegações, em um momento de recepção das delegações de todos os estados do Brasil.

 

Grupos temáticos

Nos dias 19 e 20, ocorrem as reuniões dos Eixos Temáticos. Nessa parte do encontro, participantes debatem, proposta a proposta, as ações do Conjunto no âmbito Administrativo-Financeiro, Comunicação, Ética e Direitos Humanos, Fiscalização, Trabalho e Formação Profissional e Relações Internacionais. Depois dos debates, tira-se um documento consolidado para ser aprovado na Plenária final, que ocorre no domingo (21).

 

Leia também: 

 

Conjunto CFESS-CRESS lança publicação sobre irregularidades no EaD

 

Conselho Federal de Serviço Social  (CFESS)
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017)
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

 

 

 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.