Acessibilidade       A+  A-          Botão Libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 16 de Setembro de 2014.

Em defesa do SUS público, gratuito e de qualidade
Frente contra a Privatização da Saúde se reúne no CFESS e fortalece estratégias

Imagem da reunião do colegiado da Frente contra a Privatização da Saúde no CFESSReunião do colegiado da Frente contra a Privatização da Saúde no CFESS (foto: arquivo/CFESS)

 

O Eixo da Seguridade Social, no Encontro Nacional CFESS-CRESS, deliberou, como atividade do Conjunto, por “priorizar ações conjuntas com o movimento social contrário às privatizações, fundações privadas, OS, OSCIP, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Parcerias Público-Privadas (PPPs) e outras modalidades, defendendo a responsabilização do Estado na condução das políticas públicas, por meio de participação nos diversos espaços democráticos e fóruns instituídos; e apoio à criação de fóruns em defesa do SUS nos locais onde não existe”.

 

Foi nesse sentido que, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, o CFESS, integrante da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, participou de atividades juntamente a membros do movimento, em Brasília (DF). A primeira delas foi uma reunião com o Subprocurador-geral da República, Humberto Jacques, para tratar do processo de privatização dos serviços de saúde em todo o país.

 

Em seguida, nos dias 13 e 14, integrantes da Frente se reuniram na sede do CFESS, este representado pela conselheira Valéria Coelho. Participaram representantes do CRESS-RS, CRESS-BA, ABEPSS, ANDES-SN, da Fasubra, além de profissionais e estudantes que militam nos fóruns estaduais em defesa da saúde.

 

A conselheira do CFESS ressalta que “a reunião do colegiado da frente foi o espaço para fazer análise de conjuntura, balanço das lutas em todo o território brasileiro, construção de novas estratégias de luta por meio de resistências no campo político e no jurídico, com a proposta de realização de audiências públicas, divulgação de manifestos e notas públicas”.

 

Valéria Coelho explica ainda que a Frente defende o projeto de Saúde do Movimento da Reforma Sanitária, entendendo a saúde pública, gratuita e universal como direito de todos/as e dever do Estado e contra todo tipo de privatização (repasse de fundo público para iniciativas privadas). “Nosso desafio agora é que o Conjunto CFESS-CRESS fortaleça os fóruns estaduais e municipais já existentes e participe também da construção de novos fóruns onde ainda não existam”, completa a conselheira.

 

Clique e conheça o blog da Frente da Saúde 
 

 

Conselho Federal de Serviço Social  (CFESS)
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017)
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br