Quarta, 13 de Agosto de 2014.
CRESS e CFESS discutem a agenda política das entidades nos Descentralizados
Encontros acontecem em julho e agosto
Carregando...

Fotografia mostra participantes do Descentralizado Sul, em Florianópolis, votando as propostas que serão levadas para o Encontro Nacional, em setembroParticipantes do Descentralizado Sul votam as propostas a serem levadas para o Encontro Nacional (foto: Cassiano Ferraz/CRESS-SC)

 

O processo democrático de construção da agenda política do Conjunto CFESS-CRESS é uma das principais características do Projeto Ético-político do Serviço Social brasileiro. A participação da categoria, juntamente com as direções das entidades, começa em cada estado, nas assembleias ordinárias organizadas pelos CRESS, e vai até o maior espaço deliberativo da profissão: o Encontro Nacional CFESS-CRESS.

 

Por esse motivo, os meses de julho e agosto estão sendo marcados pelos Encontros Descentralizados 2014 do Conjunto CFESS-CRESS, que reúnem, em cada região do país, assistentes sociais da base e das gestões, para as discussões de propostas e ações das entidades nos próximos três anos.

 

Em algumas regiões, os encontros já aconteceram. No Sul, foi de 31/7 a 1º/8, em Florianópolis (SC); e no Sudeste, de 1º a 3/8, em Vitória (ES).

 

Saiba mais sobre o Descentralizado Sul

 

Leia também como foi o Descentralizado Sudeste

 

Os próximos Encontros são:

 

  • Região Centro-Oeste: de 14 a 16/8, em Campo Grande (MS);
  • Região Nordeste: de 15 a 17/8, em Maceió (AL);
  • Região Norte: de 15 a 17/8, em Belém (PA).

 

Todos eles contam com assistentes sociais da base, conselheiras e conselheiros dos CRESS e do CFESS, além de assessores e assessoras de diversas áreas.

 

“Nos Descentralizados, a base e as direções repassam também todas as propostas do Encontro Nacional do ano anterior, avaliando o que foi realizado, o que ainda precisa ser feito, que novas ações entrarão na nossa agenda e o que permanecerá. No mês que vem, o Conjunto vai debater todas as propostas de cada região e, daí, sairá a agenda de compromissos para as gestões 2014-2017 do CFESS e dos CRESS”, explicou o presidente do Conselho federal, Maurílio Matos.

 

Veja o cronograma dos Descentralizados com a participação do CFESS

 

Imagem mostra participantes do Encontro das COFIEncontro das COFI discutiu a Política de Fiscalização do Conjunto (foto: Cassiano Ferraz / CRESS-SC)

 

Fóruns de Fiscalização e encontro de Comunicação

Algumas regiões organizam também, junto aos Descentralizados, encontros no âmbito da Orientação e Fiscalização e também da Comunicação.

 

Na região Sul, o CFESS participou da quarta edição do ComunicaSul, que reuniu integrantes das comissões de comunicação e as assessorias para discutir a Política de Comunicação do Conjunto.

 

Também em Florianópolis, o CFESS esteve presente na 7ª edição do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização dos CRESS (COFI), para debater o papel da fiscalização numa perspectiva crítica, de defesa do espaço profissional e da melhoria da qualidade de atendimento à população usuária.

 

O CFESS vai participar também dos fóruns previstos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

“A região Sul foi pioneira na organização do Fórum das COFI e da Comunicação, antecedendo os Encontros Descentralizados. A experiência mostrou-se extremamente positiva e acabou espraiando-se para as demais regiões, proporcionando o intercâmbio e estimulando a cooperação entre os respectivos CRESS-CFESS. A qualificação e o fortalecimento da Política Nacional de Fiscalização e da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS são resultados desses espaços”, avaliou a vice-presidente do CFESS, Esther Lemos.

 

Saiba mais sobre o Fórum das COFIs e do ComunicaSul

 

Serviço Social na mídia

Os Encontros Descentralizados, dependendo da data e local que acontecem, costumam chamar a atenção da imprensa local, devido as temáticas debatidas pela categoria.

 

Foi o caso do jornal A Tribuna, do Espírito Santo, que publicou uma entrevista com o presidente do CFESS, Maurílio Matos, abordando a posição do Conjunto CFESS-CRESS sobre a questão das drogas no país e o debate sobre a maioridade penal.

 

Leia aqui a entrevista completa.

 

Fotografia mostra recorte de jornal com a entrevista do presidente do CFESSRecorte do jornal A Tribuna, que publicou entrevista com o presidente do CFESS 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

 

 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.