Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 15 de Janeiro de 2014.

Por uma saúde pública e de qualidade
CFESS participa da primeira reunião da Frente contra a Privatização da Saúde em 2014

Grupo se reuniu no Rio de Janeiro (foto: CFESS)Grupo se reuniu no Rio de Janeiro no último final de semana(foto: CFESS)
 

Neste final de semana, ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) a primeira reunião da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, movimento do qual o Conselho Federal é integrante. Com aproximadamente 80 pessoas, o CFESS foi representado na reunião pela conselheira Ramona Carlos.

 

O encontro reuniu representantes de 10 fóruns estaduais (Pará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul); quatro executivas de cursos de graduação: Enesso (Serviço Social), Denem (Medicina), Enefar (Farmácia) e Conesc (Saúde Coletiva); sete entidades nacionais: CFESS, Fenasps, CSP/Conlutas, Asfoc, Unidos pra Lutar, MST, Condsef e três partidos (PSOL, PSTU, PCB). A reunião abordou, dentre outras questões, a discussão sobre a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e seus desdobramentos, e o planejamento da atuação da Frente para o ano de 2014. A conselheira do CFESS Ramona Carlos também divulgou o CFESS Manifesta contra a Ebserh, lançado na última sexta-feira, 10 de janeiro. (Clique aqui para acessar)

 

“Na pauta política da Frente Nacional, tem prioridade, além da Ebserh, o debate sobre as Organizações Sociais, a participação na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em novembro de 2014, com destaque para a inserção nos grandes debates nacionais, sendo a Copa do Mundo o espaço privilegiado para a luta, mobilização e denúncia de tantas mazelas que afligem a população brasileira”, relata a conselheira do CFESS.

 

Durante a reunião, a Frente da Saúde definiu algumas datas para sua inserção e mobilização neste início de ano, dentre as quais a Marcha a Brasília, que congrega a luta por melhores condições de salário e de trabalho dos/as servidores/as públicos/as federais, no dia 5 de fevereiro, e o Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de 10 a 14 de fevereiro.

 

“É importante destacar, desde já, a realização do 5º Seminário Nacional da Frente, que será em novembro, no Rio de Janeiro (RJ), ocasião em que aprofundamos o debate sobre a política de saúde e as estratégias de luta e enfrentamento do processo de precarização da saúde pública brasileira”, completa Ramona Carlos.

 

Clique aqui e conheça o site da Frente da Saúde


 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]