Sexta, 13 de Dezembro de 2013.
Agenda Assistente Social 2014 será vendida a partir de janeiro
Tema da nova edição é Assistentes sociais em tempos de luta e resistência
Carregando...

Imagem com a ilustração de capa da agenda 2014, em tom vermelho, que mostra trabalhadores e trabalhadorasImagem da capa da agenda 2014 (arte: Mariano Vale e Rafael Werkema)

 

A partir do dia 6 de janeiro do próximo ano, a Agenda Assistente Social 2014 estará disponível para a venda nos CRESS em todo o Brasil. O atraso na elaboração do material se deu em decorrência da série de atividades que o Conselho Federal esteve envolvido este ano, em especial pela realização do 14º CBAS.

 

Esta nova edição traz como tema “Assistentes sociais em tempos de luta e resistência”, que buscou identificar momentos coletivos de luta em defesa de direitos e políticas sociais no país, e a participação de assistentes sociais nestes processos, seja em movimentos sociais, nas lutas e resistências no âmbito institucional e na produção do conhecimento.  

 

A publicação reúne 12 depoimentos que contribuem para apontar: quais movimentos e momentos históricos foram esses em que assistentes sociais participaram? Quais lições históricas podem contribuir para respostas aos desafios do tempo presente? Por que é relevante a participação da categoria nessas lutas?

 

Onze assistentes sociais abordam temáticas variadas, como a luta por saúde pública e pela previdência social, a defesa dos direitos da população negra, LGBT, pessoa idosa, crianças, a organização política da categoria, a avaliação das diretrizes curriculares do curso de serviço social, entre outras.

 

“Os depoimentos revelam que preservar a memória do que fizemos é fundamental para dimensionar, na conjuntura sócio-histórica atual, o que somos capazes de enfrentar, superar e realizar de modo coletivo, a partir da apreensão de totalidade da vida social, em sintonia com princípios e valores do projeto ético-político profissional”, diz trecho da apresentação da Agenda 2014.

 

Somente o texto de agosto não foi escrito por uma assistente social. No mês em que se comemora os oito anos da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, foi a própria Maria da Penha que escreveu um relato, afirmando a importância do trabalho de assistentes sociais em todas as áreas e espaços sócio-ocupacionais de luta contra a violência que atinge a mulher.

 

“Mais uma vez, a nossa Agenda ultrapassa sua funcionalidade de marcar os compromissos do dia a dia e se torna um material de pesquisa para profissionais e estudantes, já que possibilita a reflexão crítica sobre como tem se materializado, na vida cotidiana, a exploração do trabalho e diversas formas de opressão, que exigem posicionamento teórico, ético e político da categoria profissional. Além disso, dá continuidade às edições de 2012 e 2013, que socializaram dimensões da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2011-2014): No mundo de desigualdade, toda violação de direitos é violência – Sem movimento não há liberdade!”, explica a coordenadora da comissão de comunicação do CFESS, Sâmya Ramos.

 

A Agenda Assistente Social 2014 mantém também o espaço para dados extraídos de pesquisas e de documentos dos movimentos sociais, bem como a sugestão de filmes e extratos de músicas, valorizando a cultura.

 

Imagem com montagem das divisórias da agenda 2014Imagem das divisórias da agenda 2014 (arte: Mariano Vale e Rafael Werkema)

 

Como e onde adquirir

A Agenda Assistente Social 2014 será vendida a partir do dia 6 de janeiro, nos CRESS e Seccionais, em dois modelos:

 

Convencional – formato 13x20cm, 364 páginas em papel amarelado, capa dura, marcador de página, porta-documento e wire-o;

 

De bolso – formato 17x8cm, 134 páginas em papel amarelado, capa dura, marcador de página e wire-o.

 

O projeto gráfico é exclusivo da publicação, com ilustrações não só nas divisórias, mas em todo o miolo do material, e tem a intenção de dialogar com o tema e provocar reflexões da categoria sobre os movimentos sociais abordados.

 

Considerando os custos com a produção e a impressão das agendas 2014, o preço sugerido para venda pelos CRESS será de:

 

- R$ 20,00 (vinte reais) para a agenda convencional

- R$ 12,00 (doze reais) para agenda de bolso

 

A edição é limitada, sendo que estão sendo produzidos 5.500 exemplares do modelo convencional e 3.000 do modelo de bolso. 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.