Quarta, 20 de Novembro de 2013.
Dia Nacional da Consciência Negra
Leia o CFESS Manifesta sobre o tema!
Carregando...

Imagem mostra um homem e mulher negros e o texto A violência tem classe e cor: dê um basta ao extermínio da juventude negraArte: Rafael Werkema/CFESS

 

“Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil de 2012 (BRASIL, 2012), o número de homicídios brancos caiu de 18.867 em 2002 para 14.047 em 2010, o que representa uma queda de 25,5% nesses oito anos. Já os homicídios negros tiveram um forte incremento: passaram de 26.952 para 34.983: aumento de 29,8%. Destacam-se pelos expressivos aumentos de vítimas negras: Pará, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte, trazendo números alarmantes de homicídios de jovens negros/as”.

As informações acima justificam o título do CFESS Manifesta deste 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra: a violência no Brasil tem classe e cor.

 

O documento ressalta a população negra como vítima de todo um processo histórico de exclusão e opressão social, reafirmando que a violência no país está profundamente ligada a questões como: desigualdade social, exclusão social, impunidade, falhas na educação familiar e/ou escolar, principalmente no que diz respeito à chamada educação em valores ou comportamento ético, certos processos culturais exacerbados em nossa sociedade, como individualismo e consumismo, dentre outros.

 

“As manifestações de racismo estão presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Ora ele é escancarado, como nos massacres frequentes; ora é silencioso, como as vidas silenciadas pelo extermínio policial que põe constantemente os negros e as negras sob suspeita, além de serem discriminados/as em outras esferas da vida social, como no acesso à justiça, ao mercado de trabalho, à educação, à saúde, dentre outras. Criando-se a justiça de brancos/as e de negros/as, as escolas de brancos/as e de negros/as em um ‘apartheid’ constante e velado”, diz trecho do documento.

 

Leia o CFESS Manifesta do Dia Nacional da Consciência Negra

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.