Acessibilidade       A+  A-          Botão Libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 11 de Novembro de 2013.

Conjunto CFESS-CRESS divulga edital de convocação para as eleições
Calendário eleitoral também já está disponível

Imagem ilustrativa das eleições do Conjunto CFESS-CRESS (autor: Rafael Werkema)(arte: Rafael Werkema)
 

As futuras gestões do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social integrarão as direções das entidades no triênio 2014-2017. Nesse sentido, assistentes sociais de todo o país começam agora a se mobilizar o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS, cujo edital de convocação está disponível e já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (8).  

 

A abertura do processo reafirma o posicionamento ético e democrático do Conjunto, já que possibilita a toda a categoria de assistentes sociais a participação efetiva não só nos debates sobre a profissão, mas também na escolha de representantes na direção dos Conselhos.

 

As inscrições de chapas começam em nove de dezembro de 2013 e terminam em 21 de janeiro de 2014, prazo final também para desincompatibilização de conselheiros/as que comporão chapas no processo eleitoral. As eleições ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de março de 2014. A posse das gestões eleitas será realizada em 14 ou 15 de maio, em alusão ao Dia do/a Assistente Social (15).

 

“A construção de um processo democrático é uma das características das ações de nossa categoria, que tem lutado pelo fortalecimento do projeto ético-político, em consonância com os princípios de nosso Código de Ética. Por isso, o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS também caminha nessa direção, da liberdade, da democracia e do pluralismo”, destaca a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

 

Participação da categoria
Nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, todo/a assistente social regularmente inscrito/a nos regionais pode votar. Por isso, quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo. É importante enfatizar que o/a profissional, ao exercer seu direito de voto, além valorizar o exercício democrático, elegerá representantes que contribuirão para a qualificação e o aprofundamento dos debates sobre a profissão e sua organização política.

 

Vale destacar também que o CFESS é o único conselho federal de fiscalização profissional cuja direção é eleita pelos/as profissionais por meio de voto direto não obrigatório. Em outras categorias, a diretoria é indicada pelos conselhos regionais por meio de assembleia. O CFESS também é o único conselho federal que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação política democrática. 

 

Código e calendário eleitoral
A partir da publicação do edital pelo CFESS, cabe aos CRESS darem ampla divulgação junto à categoria em cada estado. Para acompanhar e participar do processo eleitoral, é fundamental que o/a assistente social conheça o Código Eleitoral, o edital de convocação das eleições e o calendário com todas as etapas do processo.

 

Clique aqui e confira o calendário eleitoral

 

Veja o edital de convocação das eleições do Conjunto CFESS-CRESS

 

Acesse o Código Eleitoral


 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br