Sexta, 25 de Outubro de 2013.
Conselho Federal atualiza o Código Processual de Ética
Documento cumpre mais uma deliberação do Encontro Nacional CFESS-CRESS
Carregando...

Recorte da arte elaborada para o CFESS Manifesta alusivo aos 20 anos do Código de Ética do/a Assistente Social (Arte: Rafael Werkema)Recorte da arte elaborada para o CFESS Manifesta alusivo aos 20 anos do Código de Ética do/a Assistente Social (Arte: Rafael Werkema)

 

Já está disponível no site do CFESS o Código Processual de Ética (CPE) atualizado, regulamentado pela Resolução CFESS nº 660, de 13 de outubro de 2013, que revoga integralmente a Resolução CFESS nº 428/2002. O documento cumpre a deliberação 13 do eixo Ética e Direitos Humanos, aprovada no 40º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. A nova resolução incorpora alterações apresentadas tanto pelo Conselho Federal quanto pelos Conselhos Regionais de Serviço Social.

 

A atualização do Código Processual também recebeu contribuições do Fórum das Comissões Permanentes de Ética da Região Sudeste, além de análises e debates entre a assessoria jurídica do CFESS e a Comissão de Ética e Direitos Humanos do Conselho Federal (CEDH/CFESS). “Acreditamos que a atualização e aperfeiçoamento do Código Processual de Ética reforça a relevância e distinção do papel de cada uma das comissões (Comissões Permanentes de Ética, Comissões de Instrução e Comissões de Fiscalização) na radicalização de rituais cada vez mais democráticos no trâmite das denúncias éticas, contribuindo assim para o fortalecimento e espraiamento do projeto ético-político profissional”, ressalta a coordenadora da CEDH, Marylucia Mesquita.

 

A assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra enfatiza a importância jurídica do documento e destaca a relevância deste instrumento para as gestões dos CRESS, para que possam encaminhar e executar com segurança, competência e rigor os ritos processuais em todas as suas fases, como uma garantia fundamental daqueles/as que têm seus direitos violados.

 

Ela acrescenta que tais atividades – de natureza processual – permeiam as atribuições dos Conselhos de Serviço Social (CFESS e CRESS), quanto à execução e à aplicação das normas previstas no código. “O atual instrumento normativo expressa condições objetivas que permitem a efetivação do ’processo democrático’.  As ideias, propostas e sugestões que representaram um avanço na radicalização da democracia foram incorporadas ao novo instrumento processual, confirmando, assim, a sua dimensão educativa e política, na direção do projeto profissional do serviço social”, completa Sylvia Terra.

 

Clique aqui e acesse o Código Processual de Ética atualizado

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.