Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 01 de Outubro de 2013.

Relatório do 42º Encontro Nacional já está disponível
Evento realizado em Recife em setembro reuniu assistentes sociais de todas as regiões do país e definiu a agenda do Conjunto CFESS-CRESS para 2014

Arte: Rafael Werkema sobre foto de Bruno Costa e Silva(Arte: Rafael Werkema sobre foto de Bruno Costa e Silva)

 

Está disponível no site do CFESS o Relatório Final do 42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado de 5 a 8 de setembro em Recife (PE), com o tema “Tempos de dizer que não são tempos de calar”, trecho de uma poema de Mauro Iasi.

 

O evento é o maior espaço deliberativo da categoria, pois reúne as direções dos CRESS e assistentes sociais de base, eleitos/as nas assembleias em todo o país, para definir a agenda de ações para o Conjunto CFESS-CRESS realizar até 2014.

 

Dentre as principais propostas aprovadas no Encontro Nacional de 2013, que constam do relatório divulgado, estão a revisão e atualização da Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, cuja última versão é de 2010 e irá agora englobar as discussões do 3º Seminário de Comunicação; a apresentação do documento “Sobre a Incompatibilidade entre Graduação à Distância e Serviço Social – Volume II” e a continuidade do GT Trabalho e Formação, com objetivo de  fortalecer o “Plano de lutas em defesa do trabalho e da formação contra a precarização do ensino superior”.

 

O relatório traz ainda uma importante deliberação, que definiu como tarefa do Conjunto a participação e acompanhamento crítico do processo de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), incentivando a participação do Conjunto CFESS-CRESS nos Fóruns de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS, Conselhos e, particularmente, nas Conferências de Assistência Social, que estão ocorrendo neste ano.

 

Os/as participantes do evento definiram democraticamente o posicionamento a favor da descriminalização do uso de drogas e o aprofundamento do debate, para futura decisão sobre o posicionamento a respeito da legalização no país, considerado um marco neste 42º Encontro Nacional.

 

“Todos os temas analisados e as deliberações aprovadas no último Encontro Nacional das atuais gestões dos CRESS e do CFESS reafirmam a potencialidade coletiva e democrática do Conjunto CFESS-CRESS. Nestes “tempos de dizer que não são tempos de calar”, seguiremos firmes na luta contra o projeto capitalista, expresso na exploração do trabalho, na violação dos direitos e em todas as suas formas de opressão”, diz trecho do documento. O relatório também conta com as moções aprovadas no encontro, bem como a Carta de Recife, intitulada Internação compulsória e a violação de direitos humanos.

 

Clique aqui e veja o relatório completo 
 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]