Sexta, 09 de Agosto de 2013.
“Vamos fazer valer os direitos da criança e do adolescente”
CFESS conclama categoria a participar da mobilização nacional no dia 14 de agosto
Carregando...

Arte: Rafael Werkema - intervenção sobre "Crianças", de Valentin Serov(Arte: Rafael Werkema - intervenção sobre "Crianças", de Valentin Serov)

 

Recentemente, o CFESS divulgou uma nota publica para reafirmar o posicionamento contrário à penalização das medidas socioeducativas, em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e da efetivação do Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (Sinase). Nesse sentido, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), com o apoio do Fórum Nacional DCA, estão organizando uma mobilização nacional na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) para o dia 14 de agosto.
 

A chamada do movimento é “Vamos fazer valer os direitos da criança e do adolescente – Não à redução da maioridade penal e aumento do tempo de internação”, em um claro protesto contra os 19 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional sobre esses temas. O CFESS, que integra o Conanda e o FNDCA, convoca a categoria a engrossar essa luta. “O serviço social avalia que Estado e sociedade não podem ceder e/ou propalar apelos e interpretações que, equivocadamente, remetem a adolescentes e jovens a responsabilidade pela escalada da violência na sociedade. Por isso, é fundamental a nossa mobilização nessa luta”, conclama a conselheira do CFESS Erivã Velasco.


Segundo informações do Fórum DCA, é possível que os referidos projetos de lei deem novos passos em agosto, bem como há possibilidade da convocação de um plebiscito. A entidade afirma ainda que, considerando que as forças reacionárias, endossadas pela mídia comercial brasileira, responsabilizam os/as adolescentes pelo aumento da violência no país, é fundamental que as instituições e movimentos defensores dos direitos de crianças e adolescentes realizem também atos públicos, chamando atenção e dando visibilidade a essa luta em todo o Brasil no dia 14 de agosto.

 

Por isso, o CFESS reafirma: não à penalização das medidas socioeducativas, em defesa do Eca e da efetivação do  Sinase! 14 de agosto é dia de luta na Câmara dos Deputados: participe!

 

Clique e leia a nota pública do CFESS contra a redução da idade penal

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.