APRESENTAÇÃO
A assistência estudantil é um dos campos de trabalho de assistentes sociais no Brasil. Para refletir sobre essa atuação e seus desafios na atual conjuntura de retrocessos dos direitos da população, o CFESS e o CRESS-MT promovem, em 22 e 23 de novembro de 2018, o Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil.

O evento ocorrerá em Cuiabá, capital do estado. A realização do seminário cumpre uma deliberação do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, ocorrido em Brasília (DF) em 2014.

A ameaça de redução do financiamento da educação e contrarreformas, assim como a piora das condições de vida da população em decorrência da ampliação do desemprego, dos cortes de benefícios sociais e previdenciários, dentre outros, impactam a vida das famílias brasileiras e de estudantes, aumentando os desafios postos ao trabalho profissional dos/as assistentes sociais na assistência estudantil.

Nesse sentido, é fundamental debater sobre as atribuições e competências e pensar estratégias profissionais que fortaleçam a luta pela educação pública são desafios a serem debatidos neste evento.

Os espaços organizativos da categoria, como este Seminário do Conjunto CFESS- CRESS, têm sido cada vez mais fundamentais para se debater estratégias de defesa das políticas sociais e dos direitos sociais de toda classe trabalhadora e as condições éticas e técnicas do trabalho de assistentes sociais nestes espaços.