Desejamos as boas-vindas a você,  assistente social, nesse mês de maio especial!


O tema do 15 de maio de 2021, à primeira vista, pode parecer “estranho” para você, afinal, por que homenagear, no mês do/a assistente social, povos originários e comunidades tradicionais?

Nós, assistentes sociais, trabalhamos e somos parte desses povos que formaram a sociedade brasileira. Nesse contexto de pandemia, cuja prioridade é a defesa da vida, é essencial valorizarmos a classe trabalhadora brasileira, em especial povos marcados por uma resistência secular. Afinal, como trabalhadoras e trabalhadores, estamos há mais de 500 anos na linha de frente.  

Alguns destes povos foram incluídos na “fila de prioridade” de vacinas contra a Covid-19, entretanto, a crise sanitária aprofundou os problemas seculares enfrentados: insuficiência de políticas sociais (como saúde, assistência social, educação), invasões e expulsões dos territórios, preconceito e extermínio.

Por isso, o mote do 15 de maio, “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”, vem reafirmar o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando nossa a inserção na defesa e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades, lutando por nossas vidas e pela valorização e preservação de uma história que também é nossa.

A temática foi sugerida na Consulta Pública CFESS-CRESS em 2020, amplamente debatida e aprovada pela Plenária Nacional Virtual, que contou com a participação de todas as gestões CFESS-CRESS e de assistentes sociais representando todos os estados do Brasil. 

Os desafios da categoria na pandemia

As atividades virtuais promovidas pelo Conjunto CFESS-CRESS abordam não só a temática do 15 de maio, mas também outros temas, em especial, os desafios da categoria nesse contexto da pandemia, nas mais diversas áreas de atuação.

As condições de trabalho e de saúde de assistentes sociais significam proteção também para cada usuário e usuária do Serviço Social.

Por isso, o Conjunto CFESS-CRESS segue promovendo ações em defesa da profissão e do trabalho profissional. Ainda mais porque parte da categoria segue na linha de frente com as equipes multiprofissionais no enfrentamento ao coronavírus, além de estarem nos principais equipamentos e serviços públicos de atendimento à população.

Desejamos um mês de maio de reflexões, diálogo e muita resistência.

Progra​mação nacional

O Conjunto CFESS-CRESS preparou um mês de maio repleto de atividades virtuais. No link abaixo você confere a programação completa da 'live' especial do Dia da/o Assistente Social (15 de maio) e também as principais atividades organizadas pelos Regionais. 

Confira

Live especial 15 de maio, 
Dia da/o Assistente Social

Acompanhe pelo player acima ou na página Assista ao vivo a live unificada, sábado, a partir das 16h (horário de Brasília)!